Sim, está-se longe do mar de rosas. Homossexuais são vítimas de crimes de ódio e há muita discriminação e preconceito oculto. Ao menos, no entanto, a cultura está mudando e ninguém se sente à vontade de declarar em público que discrimina os homossexuais - no mínimo precisam começar com a manjada frase: "Não tenho nenhum preconceito, mas..."
Um grupo socialmente minoritário, porém, ainda é alvo de muito preconceito aberto. São os ateus.
Em 2007, o instituto CNT/Sensus em uma pesquisa para a revista Veja, perguntou se as pessoas votariam em um candidato ateu para presidente. 59% dos entrevistados disseram não (contra 34% que não votariam em um homossexual, 12% em mulher e 1% em negro). Em uma pesquisa conjunta do Instituto Rosa Luxemburg e da Fundação Perseu Abramo de 2008, revelou que 42% dos brasileiros sentem aversão aos ateus (17% ódio/repulsa e 25% antipatia): o outro grupo que tem rejeição similar é a dos usuários de drogas, 41% (garotos de programa, 26%; transexuais, 24%; travestis, 22%; prostitutas, 22%; gente muito religiosa, 22%; gays, 20%; lésbicas, 20%; ex-presidiários, 21%; gente muito rica, 20%; bissexuais, 19%; pessoas com aids, 9% e pobres, 3%).
O mesmo apresentador Datena sentiu-se à vontade para achincalhar os ateus. A mídia fez ouvidos moucos e não está a cobrir o movimento de revolta entre muitos ateus (no serviço de microblog twitter, muitas manifestações foram postadas com a hashtag #CALABOCADATENA). Algumas organizações ateias e ateístas estão a organizar ações para que o ofensor seja devidamente processado, como a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) e
Em um país em que 97% da população acredita em deus ou em uma força divina segundo números do Datafolha de 2007 - e em que os ateus devem somar não mais do que 700 mil brasileiros - é fácil minimizar ou mesmo apoiar as barbaridades ditas ao vivo em rede nacional. Mas é justamente aí, na possibilidade de opressão contra um grupo tão minoritário, que devemos ser ainda mais vigilantes e intransigentes à violação do direito à integridade moral dos indivíduos. A democracia se faz justamente no respeito à diversidade e no reconhecimento do direito de minorias - de outro modo teríamos tão somente a ditadura da maioria, expurgando de seu meio qualquer grupo considerado pária.
Se a mídia e a imprensa querem se postar como instrumento da democracia não podem se omitir em relação a essa absurda transgressão à lei que veda explicitamente a discriminação religiosa (aos que objetarem que o ateísmo e a ateidade não são religião, a natureza da discriminação é religiosa, interferindo na liberdade de culto - que inclui a liberdade de não prestar cultos - garantida pela Constituição Federal). Mesmo que não queiram tomar partido, a situação é suficientemente grave para que pelo menos tomem nota. (Não, não se condena antecipadamente ao apresentador - considero que houve a infração, mas ainda assim é preciso que seja cumprido o devido processo legal.)
Nota: Não sou ateu. Tenho amigos ateus e ateístas, bem como amigos religiosos de diversas correntes e com diversos graus de religiosidade.
Upideite(08/ago/2010): Publiquei o mesmo texto no Observatório de Imprensa.
Muito bom o texto. Repassei.
ResponderExcluirNota: Não sou homosexual. Tenho amigos gays e lesbicas, bem como amigos heteros de diversas correntes e com diversos graus de sexualidade.
ResponderExcluir---
Caramba... os ateus são os novos gays.
Ludolf,
ResponderExcluirDe certo modo os ateus são os novos gays - são o grupo mais discriminado abertamente agora.
Veremos se teremos a mesma conscientização de que são cidadãos como qualquer outra pessoa.
[]s,
Roberto Takata
Damn!
ResponderExcluirValeu!
[]s,
Roberto Takata
Os ateus sao minoria mas Ricardo Mioto da Folha acha que nao é uma minoria oprimida. Seus argumentos sao:
ResponderExcluir1. Ateus fazem parte da elite intelectual, economica, politica e cientifica.
2. O fato de Indio da Costa ter acusado Dilma de ser atéia apenas fez aumentar a votacao em Dilma e diminuir sua rejeição, pois os eleitores nao gostam de ataques gratuitos.
3. Já tivemos alguns presidentes ateus (no inicio da republica, com os maçons positivistas, e recentemente FHC, por oito anos!)
4. Uma minoria oprimida nao tem meios de se defender (criancas, idosos, indios). Os ateus tem grande poder de mobilizacao e luta por seus direitos, sao na verdade hipervocais, escrevem blogs etc, o que nao acontece com as verdadeiras minorias sociais.
Ou seja, o preconceito contra os ateus é similar ao preconceito contra intelectuais, cientistas, ricos, loiras etc
Note tambem que o preconceito é combinatorial:
O preconceito contra o ateu vem da natureza social da religiao (nao, a opcao religiosa nao é uma opcao privada para a maior parte das pessoas). Os cristaos nao se submetiam ao culto dos cesares (tidos como filhos de Apolo etc) e eram, por isso, chamados de ateus no século II E.C. Os romanos ficavam nervosos porque para eles os cristaos afrontavam os patronos (deuses) das cidades, e isso poderia trazer calamidades para as mesmas.
É o mesmo raciocinio quando uma empresaria New Age diz que nao contrata ateus porque eles trazem más energias para a empresa.
Por outro lado, eu tenho alguns amigos ateus que nao dao carta de recomendacao para estudantes religiosos, pois dizem que nao é possivel uma pessoa ser religiosa e ser bom cientista.
E se o cara escreve "Agradeco a Deus" na pagina de agradecimentos da tese, entao já perdeu vários pontinhos... rs (acho que eu faço isso!)
E assim caminha a humanidade. Os mais fortes e adaptados ao meio social Darwinianamente vencerão, e nao tenho certeza se os mais fortes sao os ateus...
Takata, sai de cima do muro e do armario: se vc nao é ateu, nem religioso, nem gosta do Darwinismo Cosmologico (a Terceira Via), vc é o que? Agnóstico? Mas, pelo que me lembro, vc tambem dizia nao ser agnostico!
Existe uma Quarta Via? Qual?
Esqueci de falar do preconceito combinatorial. Pergunte para as pessoas: Vc nao vai votar na Marina por ela ser
ResponderExcluir( ) Pobre
( ) Negra
( ) Mulher
( ) Evangelica
3% nao votam em pobres, 12% em mulher, acho que uns 30% em negros (no voto secreto, se perguntarem eles dizem que votam!) e 22% nao votam em evangelicos.
Isso explica porque Marina só está com 8,5% na pesquisa Sensus, embora, convenhamos, ela é o candidata mais honesto e decente, nao está coligada com partidos do atraso, nao apoia candidato da Opus Dei e tem o melhor vice (torça para que o Indio da Costa nao apronte - aprove uma lei anti-ateus - quando o Serra viajar...)