Causou celeuma semana passada algumas fotografias de divulgação de uma coleção de moda voltada para o público com sobrepeso estrelada por Preta Gil.
Particularmente uma das fotografias foi interpretada como, por uso inábil de edição por Photoshop, tendo deformado o corpo da artista: "sumiram com o ombro esquerdo", diziam uns; "cadê o pescoço?", perguntavam-se outros.
Abaixo faço uma análise gráfica da fotografia criticada.
O ombro está no lugar, apenas parcialmente oculto sob a cabeleira - que segue o contorno natural do corpo.
O interessante é que cada um viu de um jeito. Para uns, os ombros ficaram muito em cima, para outros, muito embaixo:
"O photoshop dessa foi muito grande, ela tá parecendo um monstro com os ombros lá em cima."
"Manda embora o cara do photoshop. O cara entortou os peitos, colocou o trapézio do Stallone, desceu os ombros lá embaixo, o da direita tá tortão, tem um recorte visível embaixo do braço direito dela. E essa sombra tosca? Ela tá parecendo o Hulk da seleção."
A camiseta preta e a luz chapada - e possivelmente acentuada pela edição de cor da fotografia - faz perder um tanto a noção de volume (sim, isso é um truque para deixar pessoas gordas menos volumosas em fotos - mas há outras fotos com ângulos laterais em que tal truque não tem muita razão de ser para esse fim). Como consequência, muitos interpretam erradamente a postura do corpo da modelo. Os peitos não foram entortados na edição da fotografia, eles não estão alinhados porque a porção esquerda do tronco está ligeiramente mais projetado para a frente - Preta Gil está com o corpo um pouco girado para a direita. Seus ombros estão levantados - não pelo Photoshop, mas por ela mesma, que os ergueu de modo que suas mãos entrassem (parcialmente) nos bolsos (daí as clavículas em posição em V).
Fotos de estúdio sempre tem photoshop, seja para correção de textura, brilho ou luz. Basta o estúdio publicar a foto original que acaba a polêmica.
ResponderExcluirSalve, André,
ResponderExcluirAcho que nem a C&A, nem o estúdio, nem a Preta Gil estão nem aí pra polêmica. No que acho que fazem bem.
Valeu pela visita e comentário.
[]s,
Roberto Takata