A maioria das equipes utilizam uniformes com cores relacionadas às bandeiras nacionais. Mas um punhado de equipes usam cores distintas.
Alemanha. Branco, vermelho, amarelo e preto. O Império Germânico tinha as cores vermelha, branca e preta em sua bandeira até 1918.
Austrália. Verde e ouro. Não se sabe ao certo, é uma tradição das equipes esportivas usarem essas cores. Talvez seja por serem as cores predominantes da árvore-símbolo da Austrália: Acacia pycnantha, a acácia dourada (sim, também me espanta que não seja um eucalipto).
Eslovênia. Branco e verde. Cores tradicionais da capital Liubliana. Por protestos internos, a partir de 2012, a seleção eslovena deve utilizar as cores nacionais: branco, azul e vermelho.
Gana. Branco e preto. São cores nacionais secundárias. Entre 1964 e 1966, a bandeira de Gana teve uma faixa central branca e uma estrela preta.
Itália. Azul. Cor da Casa dos Savoia.
Japão. Azul e branco. Não se sabe também as origens do azul. O emblema da Japan Football Association tem um corvo, inspirado na mitologia japonesa da origem do país. E o corvo de bico grossudo é tido por gostar de objetos azuis. Teria algo a ver?
Nova Zelândia. Branco e preto. O time de rugby (esporte mais popular no país) é conhecido por All Black por um erro tipográfico. O time de futebol é conhecido como All White. Talvez seja uma contraposição proposital.
Países Baixos. Laranja. Cor de Guilherme de Orange.
Nenhum comentário:
Postar um comentário