terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Defensoria Púbica de SP entra no caso Spunch

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo recomendou à Cereser que retirasse do mercado a bebida Spunch fabricada em parceria com a Disney.

Por enquanto não se trata de uma ação judicial, o que deve ocorrer caso a empresa não atenda à recomendação da DP-SP.

Tratei do caso Spunch aqui no NAQ: Disney ensinando a beber? e Cereser fala sobre Spunch.

Aproveito para publicar mais uma troca de email que continuou a primeira resposta da Cereser.
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From: rmtakata@xxx
To: sac@cereser.com.br
Subject: RE: Resposta Cereser
Date: Mon, 5 Sep 2011 19:02:41 -0300

Prezados Senhores,

Obrigado pelos esclarecimentos. Gostaria de tirar algumas dúvidas que surgiram.
*Em quais países europeus são comercializados bebidas como o Spunch? (E quais os nomes desses produtos?)
*Não seria melhor se a embalagem fosse distinta na forma da dos espumantes? O formato da garrafa bem como o sistema de rolha com arame remetem diretamente à bebida alcoólica.
*O produto em si também se comporta como o espumante: o estouro seguido de jorro com bastante espuma.
*Há estabelecimentos oferecendo o produto na seção de bebidas alcoólicas. A Cereser tem algum controle a esse respeito?
Agradeço mais uma vez a atenção.

Cordialmente,
Roberto Takata
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Ao que responder à época:
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From: sac@cereser.com.br
To: rmtakata@xxx
Subject: Resposta Cereser
Date: Thu, 8 Sep 2011 12:03:11 -0300

Prezado senhor Roberto Takata, boa tarde!

Em resposta às suas questões:

1. França e Espanha são os principais países que comercializam este tipo de produto. Vários outros países do Leste Europeu contam com esta versão.
2. A pergunta já foi explicada na resposta anterior, a proposta do produto foi pesquisada junto a consumidores, o arame (gabieta) também cumpre a função de requerer a presença de um adulto para a abertura do produto e reflete nossa preocupação com o manuseio adequado.
3. O volume de gás é similiar ao utilizado pelas principais marcas de refrigerante do país. Vale destacar que o uso de embalagem que acondicionam diferentes produtos é totalmente normal no mercado de bebidas, por exemplo, a mesma lata de alumínio é utilizada para cerveja, refrigerante e suco, o mesmo ocorrendo com a garrafa de 600ml que também é utilizada por fabricantes de refrigerantes da mesma forma que para cerveja, sem que isto caracterize qualquer tipo de estímulo ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças.
4. Temos uma equipe de promotores nas principais lojas de supermercados do Brasil cuidado da exposição correta do produto. Em todos nossos treinamentos isto é previsto de forma que nossa força de vendas informa este ponto a todos os nossos clientes. Além disto temos outras ações em andamento que atendem diretamente esta orientação. A exposição dos produtos em qualquer loja de varejo é de responsabilidade do próprio
local.

Atenciosamente,

Cereser - Departamento de Marketing
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