Fiz uma compilação das panes e outros problemas ocorridos no metrô de São Paulo que foram noticiados pela imprensa. Os dados estão disponíveis
aqui. O padrão temporal segue no gráfico abaixo (apresentando o total cumulativo dos problemas noticiados - sim, pode ser que me tenha escapado alguns e pode haver alguma subnotificação, mas o padrão não deve ser afetado):

Os quadrados vermelhos indicam as datas dos primeiros turnos das eleições. Os pontos azuis indicam a quantidade de problemas ocorridos até uma determinada data - somando-se todos os eventos ocorridos em datas anteriores (começando por 30/nov/2001).
Se a tese de conspiração defendida por
Soninha Francine estivesse correta, esperaríamos que houvesse um aumento na inclinação da curva próximo às datas das eleições. Não é o que ocorre, ao contrário, as maiores inclinações ocorrem nas datas *entre* as eleições.
Upideite(21/set/2010): Pesquisando por "falhas", "metrô", "são paulo" na
Folha de São Paulo e acrescentando os dados sobre panes (na figura acima), para o período entre 2007 e 2010, temos o gráfico abaixo:

O triângulo verde indica o início do mês de outubro para os anos sem eleição. Se há um aumento nas falhas para o corrente ano próximo à data da eleição, também há um aumento próximo ao mês de outubro no ano passado.