sábado, 6 de agosto de 2011

Xenofobia tem fortes raízes fincadas no Brasil

O instituto Ipsos Mori de pesquisa de opinião publicou um relatório sobre atitudes em relação à imigração de habitantes de 23 países*.

A BBC Brasil noticiou os resultados em tom otimista para o Brasil:
"Brasil é país que vê imigrantes de forma mais positiva, diz pesquisa". Embora factualmente corretao (dentro do universo amostral da pesquisa), o enfoque é enganoso.

Apenas 49% dos brasileiros consideram que os imigrantes tornam o país um lugar mais interessante para se viver. Só 47% acham que os imigrantes trazem benefícios ao país. E preocupantes 38% acham que a presença de imigrantes tornou mais difícil de se encontrar emprego no Brasil e, mais grave, 41% acham que há um excesso de imigrantes por aqui.

Embora na Europa a situação seja mais grave, o fato de aqui termos uma situação *relativamente* mais confortável não quer dizer que seja uma boa situação. Fica pior se considerarmos que temos apenas 700 mil estrangeiros residentes no país - multiplique por 4 para incluir os em situação irregular - em um país com 190 milhões de habitantes: isso dá 0,4 a 1,6% de estrangeiros no país.

É ainda mais ridícula a situação ao considerarmos que *todos* os brasileiros são imigrantes ou descendentes de imigrantes (inclusive indígenas). O Brasil foi construído e é tocado por imigrantes e seus descendentes.

Não consigo ficar otimista frente a esse quadro (ainda que não tenha a informação de se anteriormente ele era pior, melhor ou igual). A desgraça da xenofobia tem tudo para se tornar um problema de dimensões sérias no país. Precisamos urgentemente de campanhas para a mudança de atitude - algo no modo do "sou brasileiro, não desisto nunca", que rapidamente mudou a autoimagem dos brasileiros (e talvez tenha tido como efeito colateral o desenvolvimento da xenofobia).

*via @luisnassif blog do Luis Nassif.

3 comentários:

Unknown disse...

de onde surgiu as porcetagens apresentadas no texto?

Unknown disse...

de onde surgiu as porcetagens apresentadas no texto?

none disse...

Zygate,

Obrigado pela visita.

As porcentagens são das pesquisas indicadas nos links.

[]s,

Roberto Takata