quarta-feira, 15 de maio de 2013

O anticorintianismo

O jornalista esportivo Flavio Gomes escreveu em seu perfil no twitter:
"Outra coisa gozada dos neocorintianos. Descobriram q torcedor de outro time torce contra. E criaram 'antis'. Sempre foi assim, antas."

Segundo Nelson Rodrigues, o Fla-Flu surgiu 40 minutos antes do nada. Já o anticorintianismo deve ter precedido em éons incontáveis.

A tese de que o anticorintianismo é apenas o fenômeno de torcedor de um time torcer contra qualquer outro time que não o seu é disseminada entre os não-corintianos, mas absolutamente falsa. Se assim fosse, o anticorintianismo seria proporcionalmente tão disseminado quanto o antissampaulinismo, o antipalmeirismo e o antissantismo entre as torcidas paulistas - e seria irrelevante em outras praças em que clubes de outros estados reinam. Não é isso o que ocorre segundo pesquisas. Para os 85% dos palmeirenses, o maior rival é o Timão; 73% dos sampaulino e 67% dos santistas têm a mesma opinião; para flamenguistas, vascaínos e fluminenses, o Corinthians é um rival maior do que o Botafogo.

No acervo da Folha, o termo "anticorintiano" aparece pela primeira vez em reportagem de 20/jun/1974 sobre um novo programa de TV de J. Antonio d'Avila.
"Entretanto, o detalhe explosivo de A Imaginação contra o Milhão, de acordo com d'Avila, é Quem Tem Medo do Corinthians?
'Pretendemos esgotar ao máximo todos os recursos jornalísticos sobre o tema. Apresentaremos corintianos históricos, desembargadores, industriais e poetas, desfazendo a imagem do torcedor criolão. Vasculharemos os arquivos do time alvinegro, mostrando as consequências de suas derrotas e vitórias. Pensamos, ainda, em utilizar flashes de rua, procurando descobrir porque alguém é corintiano ou anticorintiano.'"
(Nota, em 1974, o Timão amargava 19 anos de fila.)



No acervo do Estadão, o primeiro uso é de 20/jul/1982 (pág. 22):
"E segundo o advogado José Izar 'somente um anticorintiano que não reconhece a boa administração do Corinthians é que iria querer que a reunião não acontecesse, para o clube perder este negócio.'"



E é usado pelos próprios torcedores de times rivais (e nem tão rivais assim):
Folha, 28/jan/1979, Folhetim p. 15
"Tava demorando...
Antonio C. Alves Vaz (Osasco, SP) - Sou sampaulino e anticorintiano. Por isso, gostaria de receitar um veneno (a caipirinha corintiana) que eu mesmo fiz, para ser bebido só por corintianos. Aqui vai: ingredientes: verdão, Sócrates, conhaque (de preferência 'Palhinha'), um Jairo, Taborda e um Biro-Biro. Modo de fazer: pega-se um Jairo e enche-se até a taborda. Pega0se um verdão e soc(r)a-tes, soc(r)a-tes. Soc(r)a-se um pouco de Palhinha e depois, 'biro... biro... biro' (manda-se pro papo). Obs: cuidado para não se engasgar com o verdão
 R - Pronto! Já tava demorando! Depois de um bom tempo sem rusgas futebolísticas ('rusgas' é ótimo...) entre os leitores, aparece-me mais um engraçadinho querendo tocar fogo no circo. Obs: isso aqui não é o 'Diz, Torcida', não senhor: Comportem-se."

Folha, 03/fev/1980, 3o caderno p. 30
"Eu sou São Paulo - confessa o funcionário público - José Bernardes  - mas vou torcer novamente pelo Corinthians, pois no fundo todo anticorintiano é um mentiroso e invejoso."

Folha, 14/mai/2001
"Adelino Galla presidente do Comercial 'Vou torcer para o Botafogo na final do Paulista. Sou anticorintiano. Torço contra o Botafogo apenas quando o time joga contra o Comercial, pois a rivalidade não pode ser maior do que os interesses da cidade. Esse resultado é importante para Ribeirão.'"

Jornal do Brasil, 10/jun/2011
"O fato é que já passei por isso antes, mas desta vez me precavi, associei a data a coisas inesquecíveis e relevantes: 1993 o Palmeiras goleia o Corinthians por 4x0 e leva o Paulistão depois de 17 anos na fila (não sou palmeirense, mas sou anticorintiano)[...]"

UOL, 27/jun/2012
"'Eu sou anticorintiano. Não tem jeito', disse um morador de Curitiba."

Folha Online, 17/dez/2012
"Fabio Bolsanelli, 34, gosta de futebol, mas não torce para nenhum time. 'Sou anticorintiano mesmo', falou."

Não é, portanto, uma invenção corintiana (muito menos dos jovens corintianos) - o anticorintianismo existe mesmo e é como anticorintiano que os secadores do time alvinegro do Parque São Jorge se identificam - chegam a torcer a favor dos maiores rivais locais de seus times para derrotar o Timão. O 'anti' é apenas uma redução de 'anticoritiano', do mesmo modo que 'cine' ou 'cinema' é redução de 'cinematógrafo'. A novidade é apenas esse apelido depreciativo ou 'carinhoso' - oras, se os anticorintianos desprezam o Timão, os corintianos têm todo o direito de menosprezarem o anticorintianismo. Grande parte da graça do futebol é o de tirar sarro dos torcedores adversários.

2 comentários:

André disse...

Pela lógica deveria haver menos anticorintiano que antisantista, já a quantidade de torcedores não torcem para o santos é maior do que a quantidade de torcedores que não torcem para o Coringão. Vai Curíííínthia.

none disse...

Salve, André,

É, desta vez não deu. Parabéns pro Boca.

O que os que falam que "anti" é invenção também não percebe que o anticorintianismo é a quase exata contraposição do corintianismo: se o corintianista sofre pelo próprio time, o anticorintiano também sofre pelo Corinthians: naturalmente com os polos invertidos.

É algo entre o engraçado e o patético a dor quase física que sentem quando o Corinthians se dá bem. E o regozijo quando o Timão se dá mal - alegria até maior do que quando o próprio time é campeão.

[]s,

Roberto Takata