terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pró-memória: Marina Silva e o criacionismo

A ex-senadora Marina Silva, agora, questionada a respeito de sua visão sobre o criacionismo, diz que não é bem o que estão dizendo, que está sendo mal interpretada pela entrevista que deu a uma equipe universitária adventista de TV, quando ainda era ministra do Meio Ambiente durante o governo Lula.

Faço a transcrição dos trechos da entrevista:
----------------
4:15 Repórter: Ok. Gostaria de entrar agora nas questões referentes a sua participação no simpósio.A senhora participa de um simpósio criacionista. A senhora, ministra, se considera criacionista?

Marina Silva: Olha, é impossível crer em Deus se não crer que ele criou todas as coisas, não é? E se nós não sabemos como explicar as coisas, então não devemos ter a pretensão de dizer que elas não existem porque não sabemos como elas podem ser explicadas. E a fé é exatamente isso, é nós crermos mesmo sem entendermos e eu com certeza acredito que Deus é o criador de todas as coisas, não é? E que esse criador tem um projeto, que as coisas não acontecem, assim, por acaso, alhures [sic]. Existe um projeto inteligente da inteligência divina que governa todas as coisas.

5:11 Repórter: E que importância a senhora dá a um evento como este que buscam discutir algunsm elementos, algumns pontos, digamos, relacionados, ao conhecimento científico, que também pode ser atribuído ao criacionismo, né?

Marina Silva: Olha, a ciência, ela está presente na Bíblia com um dos dons do nosso criador, não é? E a ciência é a forma de, neste plano terreno, nós buscarmos a verdade. O problema é que a verdade é um processo cumulativo. E Deus revela essa verdade em parte, né, e edigmas [sic, enigmas?] (risos), por espelho. Às vezes ela parece um pouco distorcida, mas eu acredito profundamente que, no espaço de fé, a ciência tem todo o acolhimento. Eu gostaria muito que no espaço científico existisse o acolhimento para a fé que a fé dá à ciência.
----------------


A ex-senadora pode ter a posição que tiver. Se for criacionista, tudo bem. Se for evolucionista, tudo bem também. Se era criacionista e agora é evolucionista, tudo bem também. E estaria tudo bem se fosse o contrário. Só é estranho dizer que não disse o que disse. Talvez ela tenha se esquecido. Se for, tudo bem; cabe a nós lembrá-la.

2 comentários:

Véras disse...

Deveriam perguntar para ela, diretamente, se ela acredita que a evolução é um fenômeno estabelecido pela comunidade científica ou se ela acredita que Deus criou sem usar a evolução como método.

Caso ela se assuma criacionista, deveriam perguntar para ela se ela acha que o criacionismo é ciência e, se for, se ele deveria ser ensinado nas escolas.

none disse...

Salve, Véras,

Na entrevista de 2009, ela deixa bem claro - ao modo Marina Silva, isto é, na obscuridade que lhe é característica - que acredita no criacionismo: fala até nas palavras-chave dos criacionistas do DI "acaso" e "projeto".

Eu tenho uma certa dificuldade em entender por que pessoas que considero bastante inteligentes pagam pau pro discurso marinista. Poderia ser algo errado comigo, em não perceber os reais valores do discurso dela, mas tem também gente que considero bastante inteligentes que também criticam-na (sem vínculo partidário em suas críticas).

Valeu pela visita e comentário.

[]s,

Roberto Takata