quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Saci Pererê histórico existiu?

Esqueça poderesemos mágicos. Nada de se deslocar no meio de redemoinho de vento, portanto. Fiquemos só com o essencial: um garoto negro, de uma perna só, que gosta de fazer travessuras. Provavelmente que tenha vivido na antiga região das Missões no Sul do Brasil no fim do século XVIII.

1) Temos relatos de vários autores independentes sobre o avistamento do Saci. (Critério da multiplicidade.)
2) A maioria dos relatos são sobre as peças que ele prega. (Critério do constrangimento.)
3) As características básicas sobre o Saci nos múltiplos relatos são mantidas. (Critério da coerência.)
4) Escravos negros estavam presentes na região desde o início da colonização portuguesa (entre os fins do séc. 17 e início do 18). (Critério da plausibilidade histórica.)
5) O Saci não pertence nem propriamente à mitologia indígena (ainda que algo similar ao curupira), nem à mitologia portuguesa. (Critério da dissimilaridade.)

------------------------------
Este texto é uma leve sacaneada com o Reinaldo José Lopes (a quem e cujo trabalho admiro muito) e sua série sobre o Jesus histórico em seu blog Darwin e Deus (cuja leitura recomendo muito - embora eu mesmo pouco tenha lido por causa do paywall poroso da Folha): http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2014/04/15/desculpai-mas-jesus-existiu-um-preambulo/
-----------

Embora uma provocação ao Reynolds, não se pretende ser uma afronta a sua religião, nem à fé dos cristãos. Quero apenas discutir a validade dos critérios de autenticidade como critério de veracidade dos relatos.

(Não defendo a inexistência de um Josué Nazareno histórico, apenas que os indícios de sua existência são muito fraquinhos. Como já tratei aqui mesmo neste blogue.)

4 comentários:

André disse...

Burlar o paywall da Folha é fácil. Basta abrir o link numa janela anônima.

#FikaDika

none disse...

Salve, André,

Eu sei que dá pra burlar o paywall. Mas se eles não querem que as pessoas leiam o material deles, não lerei.

[]s,

Roberto Takata

mari.sz disse...

Hey, e eu vim aqui só pra saber mais sobre o saci e dancei, né?

Mas gostei de saber que dá pra burlar o paywall (que eu nem sabia que existia) e que se eles não querem que as pessoas leiam, também não lerei. Pensando bem acho que eu já não lia. Tsc tsc pra mim.

none disse...

Salve, Mari,

Mas não seria legal se o Saci - mesmo sem poderes - tivesse mesmo existido?

Valeu pela visita e comentário.

[]s,

Roberto Takata