sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Lama de perfuração

Escrevi alhures em 16/nov/2014:
---------------
"Estadão 14/nov/2014: 'Nos depoimentos, os delatores do esquema - que esperam ter suas penas reduzidas após colaboração com a Justiça - disseram que o cartel das empreiteiras funciona ao menos desde os anos 1990 fraudando contratos. Entre elas, havia um grupo de VIPs, supostamente formado por Odebrecht, UTC, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e OAS, que tinha maior poder de 'persuasão' para ficar com os melhores contratos.'

Anos 1990 pegam: Collor, Itamar, FHC...

Naturalmente é preciso ainda investigar. Mas, sem surpresas, parece ser um esquema antigo que já rolava na Petrobras (e certamente deve rolar em outras estatais também - federais e estaduais).
Parece, sim, que políticos do PT estão implicados - novamente é coisa de investigar e punir em havendo comprovação de culpa - e o fato de continuar a operar nos governos PT é censurável.

A conotação política dada pela oposição e pela situação faz parte. Só fica complicada a indignação seletiva. Não acho que FHC tenha culpa direta no cartório, mas teria a mesma culpa indireta que Dilma e Lula têm. (A favor de Rousseff o fato de o esquema ter sido descoberto por investigação durante seu governo.)

Não tem ninguém que possa apontar o dedo para o outro como vestal. Respinga em todos - com maior ou menor intensidade (repito, só as investigações poderão mostrar).

É um processo de depuração. Pra mim, revela menos a deterioração de nosso sistema do que o inverso: mostra a capacidade que desenvolvemos como nação e país de detectar e punir os malfeitos. É um feito quase histórico que os corruptores - que não são sardinhas no oceano - terem sido enquadrados.

Não é uma vitória do governo ou da oposição. É uma vitória do país. É uma vitória nossa. E é goooool da Alem... não, é do Brasil, sil, sil."
---------------

Hoje, 21/nov/2014, outro tucano diz basicamente a mesma coisa na Folha:
---------------
"Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.

Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.

Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos 'cochons des dix pour cent', os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.
[...]
Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

É ingênuo quem acha que poderia ter acontecido com qualquer presidente. Com bandalheiras vastamente maiores, nunca a Polícia Federal teria tido autonomia para prender corruptos cujos tentáculos levam ao próprio governo.
[...]
Mas Dilma agora lidera a todos nós, e preside o país num momento de muito orgulho e esperança. Deixemos de ser hipócritas e reconheçamos que estamos a andar à frente, e velozmente, neste quesito.

A coisa não para na Petrobras. Há dezenas de outras estatais com esqueletos parecidos no armário. É raro ganhar uma concessão ou construir uma estrada sem os tentáculos sórdidos das empresas bandidas.

O que muitos não sabem é que é igualmente difícil vender para muitas montadoras e incontáveis multinacionais sem antes dar propina para o diretor de compras.

É lógico que a defesa desses executivos presos vão entrar novamente com habeas corpus, vários deles serão soltos, mas o susto e o passo à frente está dado. Daqui não se volta atrás como país.
[...]"
---------------

2 comentários:

André disse...

Os advogados dos corruptores estão conseguindo passar, via jornais, uma versão de que os mesmos são vítimas de funcionários corruptos da Petrobrás. E, por enquanto, a corrupção tem sido debitada apenas na conta do PT. Se isso se confirmar não creio que vá haver uma revolução nas relações das empreiteiras com o estado.

none disse...

Salve, André,

Bem, não espero revoluções, mas estou otimista quanto a evoluções.

A se ver até onde esse buraco de coelho nos leva.

Valeu pela visita e cometário.

[]s,

Roberto Takata