segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

100 anos: A cruz e a espada

É maldade o que andam dizendo por aí, que a nova terceira camisa do Timão com uma cruz roxa representa a fé do torcedor corintiano na conquista da Libertadores e se chama: cruz credo.

Sim, a camisa é horrível...

Alessandro com o novo terceiro uniforme do Corinthians. Foto: G1.com

E não é nem um pouco original. A camisa do centenário da Internazionale (também da Nike) seguia o mesmo estilo, mas com uma melhor combinação de cores.

Camiseta comemorativa do centenário da Internazionale de Milão em 2008, homenagem à Ambrosiana. Explicações aqui.

O Boca Juniors, que nem centenário comemora este ano, já tem 105 anos, também tem uma camiseta Nike com cruz (escandinava, para homenagear a Suécia).

Camisa do Boca Juniors, homenagem à Suécia. Explicações aqui.

A cruz na camisa do terceiro (e horrível) uniforme mosqueteiro é a Cruz de São Jorge (o santo padroeiro do time do parque homônimo), a mesma que está presente na bandeira da Inglaterra, terra do Corinthian Casual, time que inspirou o batismo do Sport Club Corinthians Paulista.

Bandeira inglesa. Não confundir com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack, composta pelas bandeiras da Inglaterra (Cruz de São Jorge), Escócia (Cruz de Santo André) e Irlanda (Cruz de São Patrício).

Não sei dos detalhes do contrato entre o Timão e a Nike, mas bem que a diretoria poderia ter pedido um design mais original (e bonito). A grandeza da nação corintiana (sim, Inter e Boca são também clubes gigantes na tradição, nas conquistas e na torcida) merecia um pouco mais de esforço criativo.

Um comentário:

Sibele disse...

Assistindo ontem, pela TV, à abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, este ano em Vancouver, Canadá, vi o desfile das diversas delegações que participam do certame.

Todas as delegações eram precedidas pela bandeira do país. Interessante notar que a cruz é comum a várias bandeiras, todas de países ocidentais. Já os países do Oriente, em especial do Oriente Médio, têm em suas bandeiras a lua crescente e a estrela característicos do islamismo.

A influência da religião (cristã e muçulmana, no caso) faz-se presente até na simbologia dos emblemas, sejam bandeiras, sejam uniformes de futebol. Muito significativo.