terça-feira, 15 de maio de 2012

Editor da Revista Fórum também não sabe ler...

Acabo de descobrir que me juntei ao clube que tem Arnaldo Jabor, Cecília Meireles, Gabriel Garcia Márquez, Luis Fernando Verissimo, entre outros. Não, não é o clube de autores premiados (seja por livros, filmes ou outra  produção artística ). Mas de pessoas que já tiveram autoria de uma obra erroneamente atribuída a si.

O editor da Revista Fórum, Renato Rovai, publicou em meados no ano passado um artigo em que me desanca por um texto que eu não escrevi.

O texto criticado é este, intitulado "Onde se encaixam os 'Blogueiros Progressistas' no ecossistema da Democracia Digital?". Qualquer pessoa com um mínimo de atenção notará que o autor não tem nada a ver com a minha pessoa - exceto o fato de ambos sermos usuários do sítio web Observador Político.*

Minha participação nesse texto se resume aos comentários. E um em que eu basicamente discordo do ponto de vista do autor.

----------
"Por Roberto Takata, em 24/07/2011 às 16:10.
a) Não concordo com sua visão, Noronha. Certamente há erros por parte do grupo – eu discordo frontalmente do financiamento público do movimento -, mas não chega a ser partidário e governista. Há, claro, convergência de ideias – afinal, os governos Lula e de Dilma são do espectro da esquerda; mas há críticas por parte deles em relação a ações desses mesmos governos.
b) Depende do que se chama de ecossistema da democracia digital. De todo modo, eles são representantes de uma certa visão de mundo – uma visão que não é incompatível com uma sociedade democrática: ainda que bem diferente de uma visão de um grupo economicamente liberal, p.e.
c) Vai depender de vários fatores. Eles podem – ainda que parcialmente – integrar-se a este projeto (o que é bem pouco provável), podem se postar de modo crítico, podem apoiar ocasionalmente e divergir em outras oportunidades, podem ignorar o projeto ou se manterem distantes…
[]s,
Roberto Takata"

----------

O outro foi em resposta a um comentário, que só agora entendi que foi motivado pelo texto do Rovai:

----------
"Por Roberto Takata, em 25/07/2011 às 20:31.
@lucassantos Acho que sua resposta era para o Wagner Ferraz, criador da discussão, não a mim.
[]s,
Roberto Takata"
----------

Eu nem deveria falar, mas eu *contribuí* com o Primeiro Encontro de Blogueiros Progressistas.

----------
From: contato(at)baraodeitarare(dot)org(dot)br
Subject: Re: Encontro de Blogueiros - conta para pagamento da inscrição
To: rmtakata@xxx
Date: Mon, 9 Aug 2010 17:38:14 -0300

Roberto, Boa Tarde.
 
Recebi os comprovantes, estão ok.
Aproveito para agradecer em nome de toda comissão organizadora, a doação que você faz. Ela contribuirá para alguém participar do encontro.
 
Att,
Danielle

----------

*Upideite(15/mai/2012): Caso haja alguma pessoa com problemas de atenção, aí vai um screenshot da tela.

Upideite(15/mai/2012): Rovai, pelo twitter, diz que irá verificar e corrigir.
Upideite(17/mai/2012): 37 horas depois, Rovai fez uma correção. Parcial (13h56): ainda tem um "Takata" indevido no segundo parágrafo e um "Roberto Takata" na tag.
No final do texto detem um "PS: O texto foi corrigido porque o nome do colaborador do blog do FHC estava errado." Pow, nem um "peço desculpas pelo erro"?
Upideite(17/mai/2012): Tudo certinho agora. Rovai pede desculpas via twitter.
Upideite(18/set/2013): O texto com a correção sumiu. Reapareceu a versão original. (E descobri que mais um blogue reproduziu o texto original errado do Rovai.)
Vou compilar aqui os blogues que reproduziram o texto errado:
Maria da Penha Neles
O Outro Lado da Moeda (nos comentários, Gabriel Tatagiba informa a correção)*
(Reproduziram no clipping da CUT também.)

E os que publicaram o texto com a devida correção
De Olho no Discurso
Blog do Daniel Dantas

*Upideite(18/set/2013): adido a esta data.

2 comentários:

Gabriel Broedel Tatagiba disse...

Roberto, eu já fiz a correção. Desculpe-me pelo erro, mas estava refutando um texto do Rovai, que te citou. Aqui está a correção http://gabriel-elementos.blogspot.com.br/2013/09/correcao.html

none disse...

Obrigado, Tatagiba.

[]s,

Roberto Takata