quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jantar a luz de velas para salvar o mundo?

No dia 29 de março, o mundo todo comemorou a Hora do Planeta, promovida pela WWF. Todas as pessoas eram convidadas a apagar as luzes por uma hora. Muitos monumentos tiveram sua iluminação reduzida, colaborando com a campanha contra o aquecimento global e poupança de energia.

A presidente chilena Michelle Bachelet e o vice-presidente americano John Biden jantaram à luz de velas.

É um gesto simbólico de boa vontade. Mas, tirando isso, há alguma racionalidade por trás de se substituir a luz elétrica pela de velas? Um pouco de contas podem nos ajudar aqui.

Em uma hora, tipicamente queimam-se cerca de 10 cm3 de cera de vela (parafina - com fórmula molecular, C25H52). A densidade da parafina varia de 0,8 a 0,9 g/cm3. Ou seja, em uma hora, consomem-se cerca de de 8 a 9 g de parafina. Considerando-se a fração mais leve, isso corresponde a 0,022727 mol por hora. Considerando-se a queima completa, isso liberaria aproximadamente 0,181818 mol de CO2.

Vamos considerar agora se se usassem de energia elétrica em dois cenários: com energia elétrica produzida em uma matriz 100% de termelétricas e uma matriz de 21,16% (este último caso corresponde à situação brasileira). Vamos considerar que seja gás natural (CH4) o combustível. E que seja usada uma lâmpada de 100 W para iluminar o local. Em uma hora, são consumidos, portanto, 360 kJ. A combustão completa de 1 mol de metano libera 802 kJ. Então corresponderia à produção de 0,448878 mol de CO2 em uma matriz 100% termelétrica. No Brasil, isso equivaleria a 0,094983 mol.

Conclusão, na Hora do Planeta, no Brasil não vale a pena ser romântico. (Claro, vale mais do que a pena substituir sempre que possível lâmpadas incandescentes por lâmpadas frias - melhor ainda se forem lâmpadas de LEDs de alto desempenho, são bem mais caras, mas não geram poluentes como mercúrio e fósforo.)

3 comentários:

Xikowisk disse...

Mais uma vez a matemática supera a babaquice! Bom texto.

Dan disse...

Eu achava que a idéia era ficar no escuro. Desligar mesmo, não usar uma matriz pior.

none disse...

@Dan,

O próprio pessoal da WWF Brasil aparece em fotos com velas.

(Considero perigoso as pessoas ficarem totalmente no escuro. Teriam q ficar bem quietinhas na cama ou no sofá.)

[]s,

Roberto Takata