quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pesquisas


Tem muita gente - dos dois lados - fazendo comparações indevidas entre os resultados da Datafolha e do Vox Populi para a corrida presidencial.

Gravatai Merengue fez uma leitura do tipo "antes" x "depois" (com base nas datas de coleta dos dados) e interpretou que houve uma queda no índice de apoio à Dilma Roussef e aumento ao de José Serra. Não é possível fazer essa leitura, são dados de institutos diferentes, usando metodologias distintas e com base de pesquisa distinta.

Outros acham que as diferenças nos resultados indicam uma manipulação. Rodrigo Vianna acha que pode ser fraude da Datafolha. Luiz Carlos Azenha não vai tão longe, apenas diz que os números do Vox Populi desmentem os da Datafolha. Novamente, não é possível de se dizer isso sem levar em conta diferenças metodológicas - e nas datas.

Embora haja algumas diferenças entre os resultados dos dois institutos, não se pode dizer que sejam inconsistentes com os demais dados dos mesmos institutos, nem que sejam incompatíveis com os dados dos institutos concorrentes.

Upideite (19/ago/2009): Abaixo um gráfico sobreposto com os dados das intenções de voto em Serra (tons de azul) e em Dilma (tons de vermelho) pela Datafolha (linhas contínuas) e pelo Vox Populi (linhas tracejadas) - para maior clareza, foram omitidos os resultados para Ciro Gomes e Heloísa Helena, bem como os de brancos, nulos e a porcentagem dos que não sabem ou não responderam.

Nenhum comentário: