Para começar a série, um desenho explicativo da diferença de visão de mundo entre um criacionista e um cientista.

"O Brasil hoje é outro, muito mais sólido internamente e com muito maior peso externamente. Mas Lula precisa reconhecer que não é obra só dele, sim resultado de um processo em que FHC teve uma participação decisiva. Assim como FHC precisa reconhecer que, com Lula, o país continuou avançando e os passos sociais foram mais largos." Eliane Cantanhêde. O Lula desarmado. Folha Online 18/09/2009.
"O Brasil tem governo demais e oposição de menos. O presidente Lula fala e faz o que bem entende sem um contraponto. A oposição tem medo da popularidade do presidente e acha melhor não apontar suas falhas sequenciais. O PSDB se omite em questões importantes, o DEM é temático, o PSB é oficialmente da base, o PV começa a desenhar uma alternativa, o PMDB é governo e sempre será." Miriam Leitão. Papel da oposição. O Globo Online 27/10/2009.
"Este é o estilo do presidente Lula. Ele às vezes fala um palavrão, emprega palavras chulas, metáforas futebolísticas. Ele é assim mesmo./É preciso ir além da forma e analisar o conteúdo das palavras do presidente. Analisar sua afirmação de que, sem uma grande coalizão não se governa o país./E Lula está coberto de razão./O sistema político brasileiro está construído de uma maneira tal que, se não houver uma grande coalizão, o governo fica paralisado. Não governa./O ex-presidente Fernando Henrique foi eleito numa aliança entre PSDB e o PFL. Mas teve que incorporar o PMDB e o PTB para compor maioria para governar." Lucia Hippolito. A entrevista de Lula: forma e conteúdo. O Globo Online 24/10/2009.
"Em entrevista à Folha, Lula já admitiu que seu 'alto nível' admite uma coligação com Judas se for necessário. E não custa lembrar que ele não está descontente só com o TCU. Na tal entrevista, ele afirmou que o papel da imprensa é só informar; não tem nada de investigar./A democracia deu o poder a Lula. Se pudesse, ele, agora, daria um pé no seu traseiro. Lula insiste que o que há de bom no Brasil funciona apesar das leis. É mentira! É o oposto! O país se dana justamente quando não as cumpre." Reinaldo Azevedo. Lula faz uma proposta escancaradamente chavista. Veja Online 23/10/2009.