quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Lula à dorê

Ali Kamel lançou um livro em que colige as frases do cefalópodo-mor publicadas na imprensa sobre os mais variados temas. Marcelo Tas também escreveu um livro com as frases molusco-palacianas.

Também embarcarei na onda. Não escreverei um livro, mas dedicarei esta postagens a coligir frases - não de Lula sobre assuntos vários, mas de vários jornalistas/opinionistas a respeito de um único tópico: o presidente.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um gênio da política e disso não dá para duvidar. Reconhecer essa verdade, contudo, não esclarecerá se ele foi sincero (e, portanto, de um desconhecimento sesquipedal dos fatos) ou se apenas destilou um gosto peculiar pela ironia quando, na Cúpula América do Sul-África, execrou 'retrocessos' institucionais em nosso continente - caso da deposição de Manoel Zelaya." José Nêumanne. Banzé brasuca em Tegucigalpa. Estadão 30/09/2009.

"Lula, já escrevi isso aqui, é o melhor presidente que o Brasil já teve. Fez a melhor ponte, mesmo precária, entre pobres e ricos e fechou o consenso em torno da estabilidade econômica e do respeito às regras básicas do jogo capitalista./
É esse consenso, iniciado em 1994 com o Plano Real, que permite ao país dar um salto econômico transformador./Mas seu mandato ficará manchado pela cumplicidade com o que há de pior no Brasil, na política brasileira, a corrupção e a impunidade. E esse outro horripilante consenso fechado por Lula e seu PT, de que a corrupção desembestada deve ser tolerada em nome da tal governabilidade, é a maior trava para o desenvolvimento do país hoje." Sérgio Malbergier. Lula, a falha do Brasil. Folha Online 22/10/2009.

"O Brasil hoje é outro, muito mais sólido internamente e com muito maior peso externamente. Mas Lula precisa reconhecer que não é obra só dele, sim resultado de um processo em que FHC teve uma participação decisiva. Assim como FHC precisa reconhecer que, com Lula, o país continuou avançando e os passos sociais foram mais largos." Eliane Cantanhêde. O Lula desarmado. Folha Online 18/09/2009.

"O Brasil tem governo demais e oposição de menos. O presidente Lula fala e faz o que bem entende sem um contraponto. A oposição tem medo da popularidade do presidente e acha melhor não apontar suas falhas sequenciais. O PSDB se omite em questões importantes, o DEM é temático, o PSB é oficialmente da base, o PV começa a desenhar uma alternativa, o PMDB é governo e sempre será." Miriam Leitão. Papel da oposição. O Globo Online 27/10/2009.

"Este é o estilo do presidente Lula. Ele às vezes fala um palavrão, emprega palavras chulas, metáforas futebolísticas. Ele é assim mesmo./É preciso ir além da forma e analisar o conteúdo das palavras do presidente. Analisar sua afirmação de que, sem uma grande coalizão não se governa o país./E Lula está coberto de razão./O sistema político brasileiro está construído de uma maneira tal que, se não houver uma grande coalizão, o governo fica paralisado. Não governa./O ex-presidente Fernando Henrique foi eleito numa aliança entre PSDB e o PFL. Mas teve que incorporar o PMDB e o PTB para compor maioria para governar." Lucia Hippolito. A entrevista de Lula: forma e conteúdo. O Globo Online 24/10/2009.

"Em entrevista à Folha, Lula já admitiu que seu 'alto nível' admite uma coligação com Judas se for necessário. E não custa lembrar que ele não está descontente só com o TCU. Na tal entrevista, ele afirmou que o papel da imprensa é só informar; não tem nada de investigar./A democracia deu o poder a Lula. Se pudesse, ele, agora, daria um pé no seu traseiro. Lula insiste que o que há de bom no Brasil funciona apesar das leis. É mentira! É o oposto! O país se dana justamente quando não as cumpre." Reinaldo Azevedo. Lula faz uma proposta escancaradamente chavista. Veja Online 23/10/2009.


Nenhum comentário: