terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cruzes!

Já que tocamos no assunto de cruzes pelo novo uniforme do Timão, uma pequena compilação de estilos de cruzes.

A maioria das pessoas sabem que a cruz originalmente era um instrumento de tortura, especialmente aplicado no Império Romano. Uma das supostas vítimas seria Josué Nazareno - a partir de cujas histórias fundou-se uma religião, o Cristianismo, que adotou a cruz como um de seus símbolos. (A maior parte dos cristãos parece se esquecer que a cruz *não* é um símbolo universal, é um símbolo da religião particular deles - para os judeus, por exemplo, o símbolo é a estrela de Davi. O crucifixo - a cruz com a imagem de Cristo - é um símbolo de uma facção particular dentro do Cristianismo: os católicos, versões do crucifixo são usados também pelos anglicanos, cristãos ortodoxos e luteranos.)

Cruz latina. Seu braço inferior é mais longo do que os demais. O símbolo mais comum. Quando sobre ela se assenta a imagem de Jesus crucificado, temos um crucifixo. A cruz latina invertida é a cruz de São Pedro, pela tradição da mitologia cristã em que se diz que ele foi martirizado e crucificado de cabeça para baixo - essa cruz é bastante usada como símbolo satanista ou anticristão.




Cruz grega. Presente na bandeira da Grécia (à esquerda). Tem os braços em ângulo reto e todos do mesmo tamanho. Uma cruz parecida está presente na bandeira suíça (à direita), mas os braços não alcançam as margens do campo. A cruz sérvia possui quatro elementos em forma de C entre os braços.


Cruz de Santo André. Presente na bandeira da Escócia (à esqueda esquerda), da Jamaica. Em forma de xis - cruz decussata. A mitologia católica conta que o apóstolo André, irmão de Pedro, foi martirizado em uma cruz dessas - mas registros históricos não documentam tal formato antes do século 14. A cruz de São Patrício é similar, mas a cruz é vermelha sobre um fundo branco, estando presente na bandeira histórica da Irlanda. O estado americano do Alabama adota a cruz de Santo André, mas na cor vermelha sobre fundo branco, ficando igual à cruz de São Patrício. A cruz de Santo Albano é amarela sobre fundo azul. A cruz de Burgundi é similar, mas os braços têm edentações (à direita). (Nos comentários, daniduc lembra da bandeira de Amsterdan, com seu triplo x.)

Cruz de São Jorge. Presente na bandeira da Inglaterra (à esquerda). Vermelha sobre um fundo branco, com os braços alcançando as margens do campo. A bandeira de São Davi é similar, mas a cruz é dourada sobre um fundo negro. A de São Piran tem uma cruz branca sobre fundo negro. A Union Flag (à direita) representa o Reino Unido, juntando as bandeiras da Inglaterra, Escócia e da Irlanda histórica (atualmente apenas a Irlanda do Norte faz parte do R.U., a Irlanda propriamente dita é um país independente).

Cruz nórdica. Uma cruz latina deitada. Presente na Dannebrog, bandeira da Dinamarca (à esquerda) e nas bandeiras dos demais países nórdicos: Islândia, Finlândia, Suécia e Noruega.


Cruz fleury (à esquerda). Não, não tem nada com um certo ex-governador na época do massacre do Carandiru, nem com um famoso laboratório de análises clínicas. Seu nome se deve às flores-de-lis na ponta dos braços. Uma variação dela encontra-se no escudo da Associação Portuguesa de Desportos (à direita). Lembra um pouco a cruz molina.

Cruz molina (à esquerda). Marca de brisura na heráldica inglesa - distinguindo brasões similares da mesma família e denotando o oitavo filho. Seu nome deriva do francês 'fer de moline' (ferro de moinho), um grampo que prendia a pedra de mó. A cruz furcada (à direita) também apresenta a extremidade dos braços fendidos, mas os ramos não são curvados.

Cruz da ordem dos Cavaleiros de Cristo. Foi usada nas caravelas portuguesas. Presente no escudo da Associação Atlética Portuguesa (a Portuguesa Santista ou Briosa). Está presente também na bandeira da cidade de São Paulo, SP - em uma mistura com cruz nórdica (à direita).


Cruz de Malta. Usada pela Ordem dos Cavaleiros Hospitalários. Tem quatro braços em forma de V que se unem pelos vértices.





Cruz pátea. Presente no escudo do Clube de Regatas Vasco da Gama. Os braços começam estreitos no centro e se alargam na região periférica. O Vasco não apenas é um clube de futebol e não de regatas com diz seu nome (começou como um clube de remo, mas o departamento de futebol acabou predominando), como chama de cruz de malta a seu símbolo, usando outra cruz - e para piorar, sendo pretensamente uma homenagem ao grande navegante português que lhe empresta o nome, as caravelas portuguesas usavam ainda outro tipo de cruz, a cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo. A cruz pátea foi símbolos da ordem cruzada dos Cavaleiros Teutônicos, sendo usada na variação da Cruz de Ferro com condecoração militar prussiana e da Alemanha nazista. Seu nome vem do francês 'patte' (pata), por causa da forma dos braços.

Cruz de São Floriano. Uma cruz em forma de flor.






Cruz patriarcal (à esquerda). Variação da cruz latina, com uma barra transversal menor sobre o braço superior. A cruz Ortodoxa é uma variante com uma barra inclinada menor sobre o braço inferior (à direita). A cruz de Lorraine é parecida com a cruz patriarcal - mas a posição das barras horizontais variam um tanto de posição.



Cruz papal (à esquerda). Cruz latina com duas barras horizontais sobre o braço superior. A cruz de Salém (à direita) também com duas barras horizontais, mas a inferior e a superior de igual tamanho.




Cruz de Jerusalém (à esquerda). Cruz com braços barrados nas extremidades e cruzes menores nos quadrantes. Símbolo do Reino Cruzado de Jerusalém. Uma variação está presente na bandeira da Geórgia (país do Cáucaso, não o estado americano), com os braços da cruz principal sem as traves (à direita).

4 comentários:

André disse...

Takata, até onde sei, a crucifixão de Jesus é fato histórico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_hist%C3%B3rico

http://en.wikipedia.org/wiki/Historical_Jesus

none disse...

Salve, André,

Pode ser. Mas não há documentação mais confiável a respeito.

[]s,

Roberto Takata

Daniduc disse...

Ulha, nem citou a bandeira de Amsterdam, que tem não uma, não duas mas TRÊS cruzes de Santo André...

De resto muito bom.

(Errinho de digitação em "esqueda", na seção da Cruz de São Jorge).

none disse...

Valeu pela correção, daniduc.

[]s,

Roberto Takata