quarta-feira, 21 de julho de 2010

Garçom! Tem um pinguim na minha geladeira.

Os esfenicídeos com seu andar desengonçado em terra firme e coloração que sugere um traje de gala despertadespertam sentimentos contraditórios: de elegância e de patetice (ou meiguice vá lá). Associado que estáAssociados que estão ao continente antártico - ainda que sua distribuição chegue até a região tropical nas Galápagos - também representarepresentam o frio.

No logo da Penguin Books, o pinguim sugere a elegância e a simplicidade - ali de pé, hirto, com ar nobre e de sóbria coloração. No da Antárctica, o nome dadas geladas terras do sul e a gélida temperatura a que se costuma apreciar a cerveja. No do Linux, a simpatia, com sua cara amistosa, um pouco de gordura a completar seu ar bonachão. No dos Pittsburgh Penguins, o gelo do rinque de hóquei, mas tiveram que anabolizar o pinguim: seu ar natural não sugeriria a virilidade associada ao esporte de contato.

Upideite(21/jul/2010): Soube agora, via @cienciahoje, da mortandade de pinguins no litoral paulista.
Upideite(21/jul/2010): Atendendo ao pedido de @besteves nos comentários, o símbolo da revista piauí.
O pinguim, cujo nome, revelarevelam os editores, é pinguim - aparentemente em minúscula mesmo, como a revista - no traço de Angeli, com seu olhar meio vazio, meio ao infinito e sua boina a la Che Guevara parece totalmente deslocado de contexto: ainda mais considerando-se o clima nada polar do estado piauiense. Passa ar de impassividade, contrastando com a atitude editorial descontraída da piauí. Mas eu juro que o favicon do sítio web da revista tem o pinguim piscando - será então que seu inquebrantável distanciamento é apenas um mito? ou um impostor capitalista, em sua atitude nada cool, tomou-lhe o lugar?


Upideite(20/dez/2010): Aqui alguns fatos sobre a evolução e a biologia dos pinguins.

2 comentários:

Bernardo Esteves disse...

Simpático o post.

Senti falta do pinguim da revista Piauí!

none disse...

Salve, Esteves,

Grato pela visita e pelo comentário.

Atendendo ao pedido, acrescentei o pinguim pinguim da piauí.

[]s,

Roberto Takata