O quadro das preferências declaradas do eleitorado para a corrida presidencial está acima. Em tons de azul, os dados de José Serra, em tons avermelhados, de Dilma Rousseff e em tons esverdeados, de Marina Silva. Quadrados são os dados do Datafolha, losango, do Ibope, triângulo invertido, do Vox Populi e gravata, do Sensus.
São dados referentes aos cenários estimulados com lista em que constam apenas os três nomes - mais as opções de nenhum/nulo/branco e não sabe/sem opinião.
No alto, as datas dos programas partidários - vermelho: PT, verde: PV, azul: PSDB.
Hoje deve sair a última do Datafolha. A Veja, que já errou antes (confira aqui e aqui)*, antecipa que Serra e Dilma estão empatados com ligeira vantagem de Serra - é possível. Mas as interpretações continuam equivocadas - não apenas da Veja como de todos os analistas que já li. Continuam comparando diretamente as pesquisas de institutos diferentes (que usam metodologias diferentes), falando em subida e descida. A interpretação pode mudar com novos dados, mas até o momento parece que há uma tendência de subida de Dilma e ligeira queda de Serra. Os programas partidários na televisão não parecem ter efeitos significativos.
Upideite(02/jul/2010): Desta vez a Veja estava certa sobre a pesquisa do Datafolha. O quadro não se altera - abaixo o gráfico atualizado.
Upideite(02/jul/2010): *Adido a esta data.
Os 24 melhores livros de 2024
Há 23 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário