domingo, 13 de março de 2011

Omnimpotentia

Consigo pensar em poucas sensações mais frustrantes do que a total impotência diante do sofrimento de parentes e amigos.

Meus parentes estão bem lá no Japão, mas há ainda amigos dos quais não tive mais notícias (sim, já tentei o Person Finder).

A sensação é tão ruim que deve ser por isso que #prayforjapan continua no topo dos TTs no twitter. A rigor é algo absolutamente inútil em realmente ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami, mas serve de uma certa válvula de escape (e um tanto de hipocrisia - o que deve ter levado George Takei a dar um puxão de orelhas nos tuiteiros) e, sobretudo, de demonstração particular e coletiva de: "nós nos preocupamos". O #prayforjapan não ajuda, mas também não atrapalha e é bem intencionado.

Há as piadinhas. Eu mesmo faço algumas (oquei, podem psicologizar a respeito de disfarçar a tensão).

Há também os idiotas que dizem que foi um castigo merecido: por Pearl Harbour (só *um* exemplo), por não serem cristãos (só *um* exemplo), pela caça às baleias (só *um* exemplo, ok, dois), pela posição quanto a políticas ambientais (só *um* exemplo). Os que acham que há alguma coisa nas datas (só *um* exemplo). Discursos políticos mal postos: que ninguém ajudou o país na tragédia da região serrana (oferta de ajuda não faltou, como da Espanha e da Argentina), a questão da energia nuclear, subdesenvolvimento africano (verá que nunca esse tipo de observação será feito por quem ajuda de verdade nas tragédias humanitárias que ocorrem em países africanos, asiáticos ou americanos - a Cruz Vermelha, p.e., ajuda em qualquer canto - mesmo que tenha que mudar de nome para Crescente Vermelho).

Porém, o que me deixa p*** mesmo são os aproveitadores. Como em toda tragédia, há os salafrários a espalhar pânico, desinformação ou mesmo a roubar, como por através de emails falsos, e, claro, adivinhos.

7 comentários:

Herberth Amaral disse...

Que castigo os brasileiros merecem por colocar políticos claramente corruptos e mal preparados no poder? Que castigo merecemos por deixa-los lá? Que castigo merecemos por tomar terras dos índios e destruir a amazônia?

Castigo merecido? Tem certeza? Nada contra seu post, muito bom, mas as pessoas que falam isso tem um Q.I claramente comparado ao de uma ostra.

none disse...

Salve, Amaral,

Grato pela visita e comentários. O castigo que merecemos e temos é exatamente o congresso e governantes que temos.

[]s,

Roberto Takata

Cintia Yuri disse...

Parabéns pelo texto.
Infelizmente muita gente adora explorar catástrofes para chamar atenção. Gente com lógica e pensamentos extremamente insensatos.
Eu sempre fui ingênua e não acreditava que pessoas desse tipo pudessem existir. Mas fico feliz por não ter nenhuma delas por perto.
Ah, não estava conseguindo acessar os links do tweets. Precisei tirar o "!/" dos endereços, sei lá porque.

none disse...

Oi, Yuri,

Grato pela visita e comentário.

Felizmente esse tipo de gente é a minoria. Mas um efeito colateral da internet é que eles conseguem aparecer mais.

(Estranho isso do twitter. Se bem que são coisas que nem mereceriam ser lidas. Faz a gente ficar triste pelo nível a que certas pessoas conseguem descer.)

[]s,

Roberto Takata

André R.D.Baptista disse...

O povo japonês está de parabéns. Foi como brigar com o Miike Tyson e sair só com alguns arranhões (compare com Haiti).

André R.D.Baptista disse...

Errei de forma leviana ao minimizar o sofrimento do povo japonês. Vamos torcer para tudo evolua da melhor forma possível.

none disse...

Salve, André,

Bem, a situação é bastante grave lá. Mas você está certo em ressaltar que teria sido muito pior não fosse, p.e., o uso de tecnologias especiais na construção de grandes edificações.

[]s,

Roberto Takata