quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pesos e medidas

Com a nova fuga dos boxeadores cubanos, Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux, da ilha - agora para os esteites, volta à baila de por que não lhes foi concedido abrigo no país, tendo sido devolvidos ao regime castrista de Cuba.

Some-se a isso a concessão de refúgio a Cesare Battisti.

Considerando-se a assimetria estabelecida nos casos: os boxeadores não tinham uma condenação em seu país de origem; Battisti foi condenado por quatro homicídios - assimetria essa que deveria resultar em uma decisão oposta - refúgio aos cubanos, extradição do italiano; os gestos soam como uma patacoada de esquerda: Battisti é de esquerda e o governo italiano atual é de direita; o governo de Cuba é de esquerda, Lara e Rigondeaux, se não são de esquerda, não gostam da situação de seu país. Se foi o que parece que foi, então tratam-se de decisões equivocadas e desumanas.


Upideite (02/mar/2009): Novas informações indicam que não foi o que parece que foi. Nesse caso a minha crítica foi injusta e a retiro. Não que importe, mas peço desculpas.


Upideite (02/mar/2009): Eita, mas isso está ficando mais rocambolesco, agora a presidência nega que tenha falado com os boxeadores.

Upideite (11/mar/2009): Só uma curiosidade. Nos vídeos da entrevista, nas edições que foram ar (no Esporte Espetacular e no Jornal Nacional), o nome de Lula não é mencionado pelo boxeador, quem fala do presidente são os repórteres que narram o vídeo.

3 comentários:

André disse...

Segundo a OAB do Rio o asilo foi oferecido aos cubanos que não aceitaram. Além disso, outros cubanos já pediram asilo e foram atendidos. Essa história está confusa, caberia a algum jornal tentar esclarecê-la, desde que não tentasse simplesmente confirmar um conceito pré-definido.

André disse...

O Esporte Espetacular matou a charada. O governo agiu corretamente com os cubanos. Será que agora o Tarso Genro vai ter sossego ou vai ficar como os dólares na cueca do Genoíno?

none disse...

Salve, André,

Irei fazer uma atualização no post com os novos desdobramentos.

[]s,

Roberto Takata