segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mapa Eleitoral

Alexandre Porto disponibilizou uma ferramenta interessante, um aplicativo flash que mostra o mapa do Brasil colorido de acordo com as pesquisas de intenção de voto a presidente.



Uma modificação que introduzo no mapa abaixo - como conceito, não como aplicativo (demoraria muito para que eu fizesse um programinha básico) - é que se permita coloração intermediária, afinal, o sistema brasileiro não é como o americano: em que o candidato mais votado no estado leva todos os votos da unidade no colégio eleitoral. Claro que ainda assim há limitações: afinal as unidades federativas não possuem a mesma proporção de eleitores.

Aproveitando que são três candidatos principais, que as cores do PT, PSDB e PV são respectivamente vermelho, azul e verde, natural que se codificassem as proporções pelo sistema RGB. A intensidade das cores foi corrigida pela fração de votos que não se aplicam a nenhum dos três - outros candidatos, brancos, nulos e indecisos.

(Usei como dados na maioria dos casos os do Ibope. Notar que as datas das pesquisas mais recentes disponíveis não são todas iguais - para o Acre, p.e., a última pesquisa é de julho deste ano.)

Um comentário:

Osame Kinouchi disse...

Acho que as cores do PSDB sao o amarelo e o azul, e do PT sao o vermelho e o branco. E misturando tudo, acho que dá verde e amarelo (PV = Ipê Amarelo = árvore simbolo do Brasil.
OK, OK, eu nao fiz o experimento (tem que ver se queremos misturar luzes ou tintas, dá diferente...)

POr outro lado, se unirmos a esquerda do PSDB com a banda direita do PT, temos:

45 + 13 = 43

Daria um ótimo colante de carro, não?