quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Por que não voto em José Serra?

Nutro simpatias pelo que um dia o PSDB já representou: uma proposta de política social-democrática nos moldes europeus. Tendo chegado precocemente ao poder e com o aliado que teve - o PFL, atual DEM - afastou-se muito desse ideal. Tendência que continuou nos anos de oposição - e a impressão que tenho é que tenha até se exacerbado.

Tenho também respeito pela biografia de José Serra. Mas ele errou muito nesta campanha. Ao menos erros dentro de meu ponto de vista do que seria politicamente o ideal. (Meio que do nada resolveu bater no governo boliviano, atritou com o Mercosul; tentou criticar o governo sem bater contra Lula; fez acusações sem prova contra o PT e a campanha da ex-ministra Dilma Rousseff em relação à violação de sigilo de sua filha Verônica Serra...)

Não vou dizer que seja o ápice porque sempre podem piorar, mas agora a coligação "O Brasil pode mais" produziu esta peça inacreditavelmente apelativa. E continuam na covardia de querer bater no governo, sem enfrentar a popularidade do atual presidente: "O PT só não calou a imprensa porque o Lula não deixou"... Não foi nem: "O PT só não calou a imprensa porque nós, da oposição, não deixamos".

No conjunto de erros, na ausência de propostas consistentes (desconhecem, p.e, o funcionamento do programa Bolsa Família que pretendem "aperfeiçoar"), na ênfase em ataques pessoais, o resultado é que meu voto não terão. Não que seja grande perda.

(Ainda não estou convencido a respeito da opção Dilma Rousseff. Sim, acho que, em linhas gerais, o programa de governo atualmente em curso merece continuidade. Porém, gostaria de ver também algumas alterações: mormente no campo ambiental e uma iniciativa mais destacada na educação - que teve avanços, porém que precisa de muita melhoria: incluindo salários decentes aos professores do ensino básico. Como não votarei também em Marina Silva; além de Rousseff, restam a opção dos nanicos - não que eu considere seriamente - e o voto nulo.)

Um comentário:

Osame Kinouchi disse...

Por que mesmo vc nao vai votar na Marina Silva? http://semciencia.haaan.com/?p=437