sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como perder cliente por centavos

No Extra do centro de BH tem um restaurante por quilo no qual eu almoçava (atente-se para o tempo do verbo) com alguma regularidade. Por praxe, eles dão um desconto, do qual eu usufruía, para quem trabalhasse no prédio de uma repartição pública nas imediações.

Certa feita (mais conhecido como hoje), fui lá, almocei e dirigi-me ao caixa para pagar a conta. Feita a soma, pedi o desconto. O caixa disse que sim e apresentou o valor. Vendo que correspondia ao total do que estava na comanda (titia Yolanda me ensinou a fazer conta de somar), insisti no desconto, achando que ele não havia ouvido. A resposta, na caruda: já havia colocado o desconto (titia Yolanda também em ensinou a fazer conta de subtração e de porcentagem - não, não aprendi porcentagem com um certo político).

Não sou dado a escândalos. O desconto é mínimo: 10%, no que, no caso, dava pouco mais de um real (um e oito centavos mais exatamente). Não disse mais nada, paguei. E agora sou um ex-freguês do estabelecimento.

Não sei o que leva a uma pessoa a calcular que vale a pena perder alguém que almoça praticamente todas as semanas pelo menos uma vez por tal ninharia. Não é pelos centavos exatamente, é por mentir assim com desfaçatez.

Nenhum comentário: