terça-feira, 20 de março de 2012

Um curioso caso de edição na Wiki-pt

Não é novidade que empresas, políticos e outras instituições procuram aproveitar a abertura da edição da Wikipédia para reescrever artigos a fim de produzir uma imagem menos negativa ou mais favorável. Há até um sítio web dedicado a rastrear edições, digamos, suspeitas a partir dos IPs registrados na enciclopédia eletrônica colaborativa.

Deparei-me com um desses casos curiosos. O artigo sobre o atual governador de Sergipe, Marcelo Déda, do PT, foi criado originalmente em 5/ago/2005 às 20h10 (não sei se na hora local do servidor da Wiki-pt). Totalmente fora dos padrões de neutralidade enciclopédica que faz parte da política da Wikipédia (ao menos quando interessa aos editores), bastante laudatório ao então prefeito aracajuense. Poderia ter sido criada pela equipe do político, mas o IP indica que o texto foi enviado a partir de uma máquina do Ministério Público Federal.

No dia 12/jul/2006 às 13h29, de um IP da Petrobras retiram-se as menções a denúncias de superfaturamento de contratos e corrupção. (Às 13h33, o artigo é revertido para a versão que menciona as denúncias.)

No dia 25/fev/2009 às 16h39, de um IP da empresa de clippings CI - Centro de Informações fazem-se pequenas alterações de uma versão altamente elogiosa do artigo. A CI é uma das doadoras à campanha vitoriosa de Déda ao governo de SE.

Não se trata aqui de nenhuma denúncia ou algo do gênero. Apenas registro a curiosa editawar ocorrida no referido artigo.

Nenhum comentário: