segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Deu bode... vade retro, Veja

A transformação da revista Veja em veículo neocon está completa com o texto do diretor editorial do grupo Exame e colunista da revista.

Não irei analisar o texto em si. As bobagens foram todas muito bem identificadas por vários, como Carlos Orsi, Carlos Cardoso, Lola Aronovich, Madrasta do Texto Ruim e vários mais.

A questão é como chegamos ao ponto em que uma publicação que se pretende séria sente-se segura em veicular tamanho despropósito francamente homofóbico. Provavelmente o texto foi revisado pelo setor jurídico para garantir que eventuais processos não deem em muita coisa, mas a revista certamente conta que, de um lado, seus leitores não protestarão - ou o farão com pouca veemência, nada do tipo de cancelamentos em massa de assinaturas -, e, de outro, os anunciantes continuarão a garantir o faturamento bilionário do veículo.

Pelo jeito, fui um tanto otimista há dois anos quando escrevi: "Hoje, se um apresentador de TV brasileiro diz algo que soe minimamente crítico à homossexualidade, haverá uma forte cobrança e há chances de que ele seja condenado na justiça por discriminação sexual."

Sim, somos um país com um certo grau de homofobia mais explícita. 55% dos brasileiros, sabe-se lá por que razão, são contra o casamento entre homossexuais; 34% não votariam de jeito nenhum em um homossexual para presidente; 25% dos brasileiros apresentam um grau mediano a forte de homofobia.

Mas o que fará a parte nada desprezível da população que entende plenamente a legitimidade das reivindicações do movimento LGBTT (que existe sim, afinal, não é o fato de partidos políticos, igrejas e torcidas de futebol congregarem dentro de si tantas correntes, até antagônicas, que faz com que deixem de existir) frente a essa manifestação preconceituosa de um veículo com a visibilidade do semanário da Abril?

Upideite(12/nov/2012): A Diversidade Tucana, pelo twitter, manifestou que o texto merece repúdio de toda a sociedade.

Upideite(13/nov/2012): Além da homofobia, o racismo contra índios também dá o ar de sua desgraça. O jornal mineiro O Tempo, que adota como divisa "jornalismo de qualidade" publicou uma peça de arrepiar tanto quanto o da Veja.*

Upideite(13/nov/2012): O ultraconservadorismo está mesmo em um momento bem saliente: "Estudante que tenta refundar a Arena publica estatuto no 'Diário Oficial'"

*Upideite(13/nov/2012): Menos mal que o colunista de O Tempo tenha sido afastado.

Nenhum comentário: