sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pequeno Manual Civilizatório: Guarda-Chuva e Afins

Um dos arqui-inimigos de Batman o usa como arma letal. Mas, se você não é Oswald Chesterfield Cobblepot, é bom tomar alguns cuidados para que seu guarda-chuva (sombrinha e guarda-sol) não cause incômodos desnecessários a terceiros.

------------
Respingos
Sempre que possível verifique se a água que atinge seu guarda-chuva não respinga sobre outras pessoas. Se isso ocorrer, verifique a possibilidade de se afastar para uma área menos adensada ou se é possível inclinar o guarda-chuva de modo a defletir os pingos para um lado despovoado.

Cuidados especialmente ao passar sob boca-de-leão, ladrão, marquises e outros vertedouros de água. Se possível não passe sob eles se estiverem vertendo fio d'água.

Borda assassina
Estando o guarda-chuva aberto e em uso, cuidado para que as pontas dos raios da armação não atinjam as pessoas - sério, pode ser perigoso, especialmente se atingir os olhos e garganta. Se estiver andando em região mais densamente transitada, levante o guarda-chuva de modo que a borda esteja acima da cabeça dos transeuntes. A altura pode ser ajustada para não atingir também outros guarda-chuvas.

Ponta mortal
Se estiver carregando o guarda-chuva fechado na mão, procure levá-lo na vertical com a ponta para baixo. Especialmente se for um guarda-chuva grande e/ou com pontão de metal. Carregá-lo horizontalmente e ainda por cima balançando o braço em pêndulo é imprudente, pode atingir outras pessoas.


Molhando o chão
Antes de entrar em um recinto, procure eliminar o excesso de água do guarda-chuva para que não fique pingando. É conveniente ter uma sacola plástica à mão em que possa acondicionar o guarda-chuva - muitos centros comerciais dispõem de capas plásticas especialmente para esse fim logo à entrada. Do contrário, em pisos cerâmicos ou de madeira, pode tornar o local escorregadio.Pisos acarpetados ou de madeira pode estragar com a umidade.


Sacudidela
Ao sacudir o guarda-chuva para eliminar o excesso de água, verifique se não irá atingir outras pessoas por perto. Um modo mais eficiente é fechar o guarda-chuva, deixá-lo com a ponta para baixo deixando a água escorrer e depois dar algumas sacudidas com o braço em movimento de arco curto em direção em que não haja ninguém.

Secando
Deixar o guarda-chuva aberto no chão é um bom modo de secá-lo ao natural. Mas cuidado para não deixá-lo em local de circulação de pessoas ou bloqueando saída de ar condicionado e tomadas.


Transportes coletivos
Estando de pé, não leve o guarda-chuva sob as axilas, nem à mão na horizontal. Deixe-o pendente na vertical com a ponta para baixo e junto ao corpo. Dará mais espaço aos outros e diminuirá riscos de acidentes - como pontadas em alguém durante o movimento. Claro, procure manter o guarda-chuva dentro de um saco plástico para não molhar o piso ou os demais passageiros.
------------


Assim, ao contrário das sábias palavras do saudoso e eterno presidente corintiano, Vicente Matheus, ninguém saíra na chuva pra se queimar.

Nenhum comentário: