sexta-feira, 30 de maio de 2014

Probabilidade: provavelmente certos criacionistas têm sérias dificuldades com isso.

Criacionista ativista sendo criacionista ativista:
http://naofo.de/b34
------------
Eu *claramente* indico a referência em meu texto:
"Os trabalhos de Szostak e colaboradores têm mostrado que em uma biblioteca aleatória de ARN – de cerca de 40 nucleotídeos de comprimento – há uma chance em 10^11 de que a seqüência seja funcional (no caso, que se ligue a uma molécula de ATP). [Vide: Keefe AD, Szostak JW 2001 – Functional proteins from a random-sequence library. Nature. 410: 715-8. (Este trabalho foi com proteína, mas eles obtiveram resultados similares usando ARNs também.)] Ou seja, em um simples picomol (6.10^11) de moléculas aleatórias de ARN, esperamos encontrar 6 moléculas funcionais em média." - http://migre.me/jsBAH

Keef & Szostak 2001 pode ser lido aqui: http://migre.me/jsBS9

O poia vai lá e pega uma referência nada a ver.

A probabilidade para o ARN está em Sassanfar & Szostak 1992 (http://migre.me/jsBWH), referenciado em K&S 2001: "RNAs that contain specific high-affinity binding sites for small molecules ligands immobilized on a solid support are present at a frequency of roughly one in 10^10-10^11 in pools of random sequence RNA molecules."

Mas mesmo uma probabilidade de 0,5.10^-13 é mais do que suficiente. Afinal, Ekland et al. 1995, que a criatura quer usar como contra-argumento, *encontraram* sequências funcionais. Em uma concentração da ordem de micromolar, encontraríamos em média 30 moléculas funcionais em 1 ml de solução. Podemos ainda trabalhar com picomolar com um tempo de turnover de 1 dia - em 1.000 anos teríamos a probabilidade de encontrar uma molécula funcional em um 1ml. Podemos ser ainda mais restritivos e considerar o tempo de turnover de 1 ano - em pouco menos 3,5 milhões de anos teremos uma molécula funcional por mililitro.
------------
Não me lembro de ter usado a expressão "o desonesto do Design Inteligente". Espero não ter que usá-la. Bem, acho que não preciso.

Upideite(30/mai/2014): O autor entrou em contato via facebook e reconheceu que errou nas referências. Ofereceu espaço como direito de resposta. Achei que não era o caso. Sugeri que colocasse uma nota de correção. Aguardemos.

Nenhum comentário: