quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Epítetos específicos

Na blogocúndia, mas não apenas nela (também na imprensa), o acirramento entre as visões ideológicas (esquerda x direita; lulistas x antilulistas; PT x PSDB) ao clima de Fla x Flu tem levado à criação de apelidos (em sua maioria) nada abonadores de personalidades e grupos da política brasileira e mundial.

Segue uma pequena compilação desses epônimos.

FHC
*Farol de Alexandria (aquele que iluminava a Antiguidade e foi destruído por um terremoto) - Paulo Henrique Amorim, por considerar o ideário do ex-presidente como atrasado, reacionário, e ter sua popularidade muito em baixa entre o eleitorado brasileiro após a crise econômica de 1998.
*FFHH - Elio Gaspari, provavelmente referindo-se a um ar arrogante do ex-presidente, com que a multiplicação das letras da abreviação de seu nome daria um ar mais imponente. Pode se dever também a uma possível ambiguidade na visão do político, comportando vários Fernandos Henriques: o sociólogo a defender certas idéias e o presidente a praticar outras opostas. por conta da emenda da reeleição (veja os comentários desta postagem e também a coluna de Gaspari no Correio do Povo de 13/05/05, FFFHHH 2006).

Lula

*Apedeuta - Reinaldo Azevedo, uma referência a não ter o presidente um curso de nível superior e também por considerar que este revela um descaso para com a educação formal e os bons modos.
*Nosso Guia - Elio Gaspari, referindo-se ao modo como o chanceler Celso Amorim chamou o presidente. Para Gaspari, Lula se comporta como se fosse a salvação do país.
*O presidente que tem medo - Paulo Henrique Amorim considera que Lula cede demais às forças conservadoras do país e, em particular, ao banqueiro Daniel Dantas.

José Serra
*Serrágio [Serra + Pedágio] - Paulo Henrique Amorim, em referência a serem os pedágios paulistas os mais caros do país.

PT/Petistas
*petralhas [PT + Irmãos Metralhas] - Reinaldo Azevedo, considerando os políticos do PT de modo geral corruptos, em especial por conta do escândalo do Mensalão, e os simpatizantes do PT como coniventes com a corrupção.

PSDB/Pessedebistas
*tucanalha - calcado em cima do petralha e também uma composição de tucano com canalha. Desconheço o autor do termo.

Tarso Genro
*Abelardo Jurema - Paulo Henrique Amorim, em referência ao Ministro da Justiça de Jango, na época do golpe militar. PHA considera que a direita do país pretende inviabilizar o governo Lula e que Tarso Genro, como Abelardo Jurma em relação a Jango, é inoperante para debelar a ofensiva.

2 comentários:

André disse...

FFHH=FH+FH, devido à sua luta pela reeleição.

none disse...

Salve, André,

É, faz sentido. Valeu, irei acrescentar essa observação.

[]s,

Roberto Takata