quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pesquisas 3

A mesma ladainha velha. Quando os índices da Dilma começaram a subir, muitos falaram em manipulação - de um lado e de outro (por indicar a subida ou por não a detectá-la inicialmente). Agora, é se Serra se descolou ou não de Dilma interrompendo uma tendência de aproximação. E, sim, as mesmas acusações de fraude. Que opinadores e palpiteiros o façam é mais do que o esperado. Às raias da loucura nos aproximamos quando partidos políticos e os próprios institutos de pesquisa entram nessa toada.

Que se discutam a metodologia e os aspectos técnicos é saudável, que se descambe para acusações de fraude é, como direi, bem, não direi.

E essa briga por nada. Há diferenças? Sim. Ocorre que essas diferenças são esperadas. Os responsáveis pelos institutos de pesquisa não devem ignorar isso - eles têm todo o conhecimento técnico. Abaixo mostro um gráfico em que ploto os resultados das pesquisas desde o fim do ano passado. Propositadamente não liguei os pontos - nem mesmo dos que se referem ao mesmo instituto.

Pode parecer um tanto confuso. E é. Mas o quadro geral mostra ainda uma certa estabilidade do (pré-)candidato do PSDB, José Serra, e a aproximação da (pré-)candidata do PT, Dilma Rousseff. Pode ser o início do descolamento de Serra? Pode. Mas isso só o tempo pode dizer. É a mesma confusão básica criada quando as intenções de votos à então ministra Dilma começaram a subir em fins do ano passado. Pegar o momento exato em que a tendência muda é raro - é quase tão difícil quanto acertar o momento exato de vender ou comprar ações na bolsa de valores.

Deve-se ter em mente sempre as diferenças metodológicas entre os insitutos e, sobretudo, que, esses números, trata-se de valores de amostras. São indicativos do valor supostamente verdadeiro da população total, mas não são valores exatos - daí as tais margens de erro. E mesmo a interpretação da margem de erro não é para ser feita a ferro e a fogo - assumindo, por simplificidade, que esteja correto o intervalo de 95%, há 5% de casos em que os números da amostra diferirão para além da margem de erro em relação ao valor "real" da população.

(A questão é mais complexa ainda, pois se trata de pesquisas de opinião. As pessoas podem mudar de idéia de um dia para outro, de uma hora para outra, ou mesmo mentir sobre o que pensam. Ou estarem confusas. É quase surpreendente que os dados sejam tão próximos.)

Essa guerrinha tola entre partidos e institutos apenas mina a credibilidade de todo o sistema de pesquisas de opinião perante ao público que se deseja informar. E sem motivo nenhum. Ao contrário do que afirmam, não há discrepância entre os dados.

(Hoje sai o resultado da pesquisa Ibope. Alguns já adiantaram números. Os adicionarei depois que saírem os números oficiais.)

Nenhum comentário: