quinta-feira, 22 de abril de 2010

Prêmio Bê Neviani de dispersão de informação

Upideite(22/abr/2011): Atenção! O texto abaixo é da primeira edição do prêmio Bê Neviani. Ele está na segunda edição com novas regras.
Upideite(21/abr/2012): Agora o prêmio está na terceira edição. Já são mais de 115 mil tweets e 4.600 seguidores da Bê Neviani. Mas ela continua riopretense, corintiana, alegre e, infelizmente, fumando (ela diz que está quase parando).
-----------------------------

Em uma ação entre amigos, um grupo de tuiteiros/blogueiros resolveu instituir o prêmio Bê Neviani.

A premiação consiste em dar um livro ao blogueiro que teve seu tweet com link para uma postagem sua mais retuitado (usando-se a hashtag do concurso #PremioBeNeviani) - e os tuiteiros que retuitarem tweets participantes do concurso irão concorrer por sorteio a um outro prêmio.

Detalhes podem ser lidos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui.

Curiosamente as postagens-padrão do prêmio não dão muitas informações a respeito da homenageada - a tuiteira Helena Neviani.

Ela é química aposentada radicada em São José do Rio Preto, que, carinhosamente, chama de Black River City, e tuiteira ativa - a maior parte dos seus mais de 37 mil tweets repassam links para notícias e postagens de blogues dos mais variados assuntos. Tweets ocasionalmente interrompidos para seus banhos diários de sol e piscina.

Bem-humorada, declara-se tímida (o que não transparece jamais em seu perfil no twitter ou no formspring) e corintiana. Seu maior defeito é cultivar o hábito de fumar. Fã de Fellini e Coppola: seus filmes prediletos são, claro, Casanova e Apocalipse Now. Musicalmente é fã de Egberto Gismonti e ela própria foi uma pianista dedicada - porém abandonou a música em decorrência da perda auditiva.

Perdeu parte significativa da audição, mas não o tino. Ciência ou religião? Ciência. Responde na bucha. E sentencia: a Bíblia é um livro de história, nada mais.

Três palavras para descrevê-la? Ela mesma diz: honesta, generosa e chata.

O último atributo é denegado de imediato por vários de seus amigos e conhecidos. Querida entre seus quase dois mil seguidores - a ponto de ser homenageada em seu aniversário com a instituição da premiação - corresponde ao carinho com seus prolíficos RTs. (Séria candidata a dar o ar de sua graça no BBB 11.)

A minha contribuição fica na forma de dispersão. Como se pode ver pelos links acima, há uma extensa lista de ótimos blogues concorrentes. Se tiver alguma dúvida, basta falar pelo twitter com @sibelefausto ou @dra_luluzita. (Curiosamente nem a homenageada, nem as uma das* organizadoras do prêmio têm blogues.)

*Upideite(05/mai/2010): O @uoleo, nos comentários, informa que a dra_luluzita tem blogue. (Não sei o endereço.)
**@nataliadorr informa pelo twitter que a dra_luluzita não tem mesmo um blogue (não um ativo).

2 comentários:

disse...

Takata,mas amamos blogues!:)

Igor Santos disse...

A doutora tem um blogue sim.