terça-feira, 30 de março de 2010

Pequeno Dicionário Político Discursivo do Brasil

Antidemocrático. Adj. Semelhante ao fascista [q.v.], mas por exclusão do sistema defendido mesmo por razões bem embasadas.
Brega. Adj. Diz-se de sistema de gostos que não se adéquam aos próprios valores estéticos e artísticos e que tenham algum traço mais popular.
Democrático. Adj. Relativo ao lado que se defende.
Eleitoreiro. Adj. Diz-se de ações e obras planejadas e/ou executadas que beneficiem ou possam beneficiar os adversários políticos.
Fascista. Adj. Diz-se daquele com cujas opiniões discordamos veementemente. S.2g. qualquer indivíduo que apresente argumentos, razoáveis ou não, em oposição ao sistema de pensamento
que se defende.
Mente aberta. S.2g. partidário do ponto de vista que se defende. Democrático.
Mente fechada.
S.2g. Qualquer pessoa que não consiga entender os méritos das ideias que se defende ou, se entende os méritos, não os aceita, apresentando ou não ideias razoáveis para tanto.
Neoliberal. S.2g. Qualquer um que faça qualquer tipo de objeção a ideias de inspiração marxista sobre bem-estar social. Toma-se como expressão de baixo-calão. Obsoleto: burguês.
Pedante. Adj Diz-se de sistema de gostos que não se adéquam aos próprios valores estéticos e artísticos e que tenham algum traço mais sofisticado.
Retrógrado. S.m. Qualquer um que tenha alguma objeção a uma visão estrita ou majoritariamente econômica e/ou monetarista da vida social. Obsoleto: comunista.

Nenhum comentário: