domingo, 14 de março de 2010

Space quota exceeded 6

O jornalista Luís Nassif é contra as chamadas cotas raciais. Volta e meia ele abre espaço para os argumentos contra as cotas - ele defende apenas as chamadas cotas sociais. Em razão da discussão que voltou à baila com as audiências públicas no STF, Nassif tornou a comentar o tema.

Reproduzo abaixo dois comentários que enviei para seu blogue.

==============
“Pode-se alegar que o pobre negro é mais vulnerável que o pobre branco. Mas o remediado negro é menos vulnerável que o pobre branco. Logo o elemento identificador da vulnerabilidade é a pobreza, não a cor.”

Bobagem dois pontos aí, Nassif.

1) Não necessariamente o branco pobre é mais vulnerável do que o negro rico – depende da situação. Sim, podemos falar que, no geral, o branco pobre sofre mais (do que o negro rico).

2) Mesmo que o branco pobre estivesse mais vulnerável sempre do que o negro rico, isso *não* demonstra que é apenas a condição social que dita. Oras, é só pensar no caso que você citou: negro pobre sofre mais do que branco pobre – oras, aqui não há o fator social a influir, é a mesma situação, então o que está agindo é o fator cor.

O que ocorre é que *tanto* a cor *quanto* a renda influem.

-----------------

“Para um país miscigenado, significaria introduzir um fator de intolerância que será inevitavelmente alimentado por todos aqueles que possuem, de fato, preconceito de cor.”

Esse argumento também não para em pé, Nassif. Por vários motivos.

1) Então não deveria ter cotas sociais, já que alimentaria o preconceito contra os pobres. Aliás, não se poderia fazer *nenhuma* compensação: para os idosos, para as crianças, para os deficientes fisicos…
2) Desde quando a reação dos criminosos – preconceito racial é crime – deve ser um fator para impedir o acesso ao direito? Iluminar um bairro atrai a ira dos criminosos que lá se escondem, isso significa que se deve ceder aos “argumentos” dos criminosos? Claro que não.
3) Não há nenhum indicador de que haja aumento do preconceito.
4) Então *tirar* as cotas raciais, aumentaria o preconceito contra os brancos.

[]s,

Roberto Takata

==============

Além disso, pode-se restringir as cotas raciais aos negros pobres.

Upideite (14/mar/2010): Nassif respondeu assim:

"Aiaiaiaiaiaiaia, até tu, tatu? Não estou querendo fomentar intolerância entre os pobres. Uma coisa é defender o negro contra a falta de oportunidades; outra é dizer que o fator raça tirou a oportunidade de outros pobres não-negros."

Eu repliquei assim:

"Nassif,

Claro que vc não está querendo fomentar intolerância – quer contra os pobres, quer contra os negros (ou contra os ricos ou contra os brancos ou contra a classe média ou contra os pardos…). O que estou querendo mostrar é que o mesmo argumento que está usando para vetar as cotas raciais vetariam as cotas sociais – e qq outra medida de equalização de diferenças sociais.

'Uma coisa é defender o negro contra a falta de oportunidades; outra é dizer que o fator raça tirou a oportunidade de outros pobres não-negros.'

Sim. São coisas distintas. Mas *ninguém* diz que o fator raça tirou a oportunidade dos pobres não-negros. O que se diz é que o fator raça/etnia tira oportunidade dos negros/índios.

[]s,

Roberto Takata"

Nenhum comentário: