quarta-feira, 16 de junho de 2010

Greenpeace e o derramamento de óleo no Golfo do México

Não entendo, tem circulado emails e mensagens falando que o Greenpeace esteve presente em atos contra a usina de Belo Monte (o que é verdade), mas que se omite em relação ao vazamento de petróleo no Golfo do México com o afundamento da plataforma da BP.

De onde tiraram esse último absurdo? Ok, que haja pessoas desocupadas a criar todo tipo de teorias conspiratórias é compreensível, mas como é que algo tão flagrantemente mentiroso se propaga e é acolhido assim? Issa lorota foi publicada até no blogue do Nassif (felizmente, desmentida depois).

Critiquem o quanto necessário o Greenpeace - que se considere como radicalismo improdutivo certas ações é possível (p.e. que se discorde da oposição do grupo ao projeto de Belo Monte) -, mas não se pode inventar coisas. Eles têm um álbum só sobre o vazamento no Flickr. Estão recrutando voluntários para atuar nas praias atingidas. Estão lá desde a primeira hora - e muitas das fotos que circularam por meio das agências internacionais foram tiradas pelo Greenpeace (o nome da instituição aparece nos créditos), p.e., aqui.

Esse sentimento xenófobo, ultranacionalista é algo que me assusta. Preocupações com a ingerência estrangeira em assuntos internos é ok, mas quando se passa a destilar mentiras, o limite do bom senso já passou faz tempo.

Nenhum comentário: