sexta-feira, 22 de junho de 2012

O velho golpe da democracia...

2004. 2000. Eleições presidenciais americanas. Notadamente a contagem e recontagem de votos no Estado da Flórida que acabou decidindo o pleito por cerca de 380.978 537 votos a favor da reeleição de George W. Bush.*

2009. Hugo Chávez, presidente venezuelano, reapresenta proposta de emenda constitucional para reeleição; proposta rejeitada em plebiscito dois anos antes.

2009. Manuel Zelaya é deposto da presidência hondurenha e exilado por apresentar referendo de emenda constitucional para reeleição. A constituição vigente proíbe reeleição e prevê perda de mandato de quem fizer a proposição. Mas não prevê o exílio. E não houve um processo com defesa.

2012. Fernando Lugo é impixado depois de um julgamento relâmpago de menos de um dia no Senado paraguaio.

Legal que a quartelada não está mais em voga, mas os golpes de estado voltam ao hemisfério neste início de século 21. Agora golpes brancos, disfarçados de ações institucionalmente legítimas. No entanto, a vontade popular é impedida de se manifestar. À direita, à esquerda, ao centro, todas as direções ao mesmo tempo. Isso de golpes consumados. O próprio Chávez, em 2002, havia sido vítima de um golpe que o destituiu, mas conseguiu reverter dias depois. Sem contar a mais de dúzia de presidentes que caíram sob revolta popular (Haiti, Equador, Bolívia, Argentina...)

O que não mudou desde o século 20 é que tudo é feito em nome da democracia. Nessa cara de pau. Como em 1964, que O Globo saudou assim em editorial no dia seguinte:
"Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições."

Upideite(10/jul/2012): Agora eleições suspeitas no México fazem o PRI voltar ao poder.

Upideite(19/abr/2016): Infelizmente tenho que atualizar a lista com o golpe em curso no Brasil com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

*Upideite(19/abr/2016): Corrigido a esta data.Grato, Danilo Albergaria.

Nenhum comentário: