quarta-feira, 12 de junho de 2013

Governo Dilma perdeu o rumo

Não, não é a economia, Mr. Carville!

É o social, estúpido!

Os pibinhos incomodam. É preciso ficar atento à inflação. Sim, o Bolsa Família vai bem, obrigado. Elogie-se, com restrições, o Brasil Carinhoso. A instalação da Comissão da Verdade foi importante.

Mas os sinais são claríssimos do afastamento do governo Dilma daquilo que historicamente marcou o PT: a conexão com os movimentos sociais.

A condução desastrosa da questão indígena, que resultou na morte de um ser humano terena. A Funai está em processo de ser descaracterizada. E cereja do bolo: devido à identificação de um falso índio, a PF irá promover uma devassa em RG de indígenas. Muito que bem, falsificação ideológica é crime e deve, sim, ser combatida. Mas, por que a PF, sob comando do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, não fala em devassar títulos de propriedades se também temos sabidamente títulos falsos? E a devassa na PF para verificar se o tiro que matou Oziel Gabriel partiu de uma arma de um policial federal, cadê?

Agora, o mesmo Ministro da Justiça disse que os protestos de São Paulo e Rio de Janeiro contra o aumento das tarifas de transporte coletivo seriam analisadas pela PF. O que a PF tem a ver com caso? A própria nota do MJ reconhece que os casos de vandalismo são da alçada estadual. O Excelentíssimo Senhor Ministro Cardozo suspeita que o Movimento Passe Livre seja um grupo terrorista?

Eu sou crítico aos atos de vandalismo de destruição de propriedades públicas e privadas ocorridas durante os protestos. Afinal, o que o coitado do jornaleiro tem a ver com os aumentos das tarifas para ter sua banca destruída? Critico também a ação truculenta da polícia, sobretudo nos momentos em que parte para o ataque sem haver provocação prévia e quando atinge inocentes. Mas... o que a PF tem a ver com isso?

E o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não apenas retirou de circulação campanha de proteção da saúde voltada às prostitutas após grita de setores conservadores religiosos, como demitiu Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e hepatites virais, responsável pela campanha.

Anteriormente, em 2011, também cedendo à pressão de conservadores religiosos, o MEC, então sob responsabilidade de Fernando Haddad, atual prefeito da capital paulista, cancelou a distribuição de kits de campanha contra a homofobia nas escolas.

O PT, como partido, deu uma bola fora total ao deixar a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal nas mãos de um conservador religioso.

E a presidenta Dilma Rousseff tem deixado isso rolar de boa. Para que elegemos um governo de esquerda, se suas ações são de um conservadorismo tacanho?

É bom que Rousseff retome o rumo rapidinho, deixando de ficar refém da agenda dos conservadores religiosos.

2 comentários:

André disse...

Eu ainda votaria no PT porque a alternativa viável parece ter penas e bico grande e:

"Os pibinhos incomodam. É preciso ficar atento à inflação."
Mas os tucanos insistem na solução baseada em Selic elevada, desemprego, etc.

"Sim, o Bolsa Família vai bem, obrigado. Elogie-se, com restrições, o Brasil Carinhoso."
Tudo isso pode ser revertido e, pela insistência tucana na "porta de saída"...

"Mas os sinais são claríssimos do afastamento do governo Dilma daquilo que historicamente marcou o PT: a conexão com os movimentos sociais."
Concordo, mas a política mais importante do PT (valorização do salário mínimo) ainda supera esse ponto porque somos um país bastante pobre.

"A condução desastrosa da questão indígena ... a PF irá promover uma devassa em RG de indígenas ..."
O José Eduardo Cardozo era uma bomba e já se sabia disso antes de ele começar a atuar.

"E o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não apenas retirou de circulação campanha de proteção da saúde voltada às prostitutas após grita de setores conservadores religiosos, como demitiu Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e hepatites virais, responsável pela campanha."
O próprio Dirceu Greco reconheceu que, em um ano e meio, teve três campanhas suspensas por não seguirem os trâmites adequados do MS. Além disso, me parece que o MS tem problemas muito maiores do que tentar convencer as prostitutas que dá para ser feliz sendo prostituta: http://papodehomem.com.br/vou-bombar-de-silicone-pra-cobrar-mais-na-copa/

"O PT, como partido, deu uma bola fora total ao deixar a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal nas mãos de um conservador religioso."
Eu fiquei oito anos escutando críticas sobre como o PT não fazia nada pelos direitos humanos, achei que seria motivo de festa o PT sair da CDHM. E não me consta que os tucanos, PMDB ou PSB tenham lutado por ela.

"E a presidenta Dilma Rousseff tem deixado isso rolar de boa. Para que elegemos um governo de esquerda, se suas ações são de um conservadorismo tacanho?"
É bem desagradável, eu gostaria de votar num partido que defendesse os direitos das minorias, sem abandonar a maioria (que é pobre, religiosa e conservadora) e que fosse viável politicamente.

none disse...

Salve, André,

Em se mantendo a tendência atual, não sei em quem votaria. Talvez analisasse uma terceira candidatura ou anulasse.

[]s,

Roberto Takata