quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Evangelho de Matheus

Vicente Matheus Bathe, espanhol de nascimento (castelhano de Samora, nascido a 28 de maio de 1908), brasileiro de adoção (chegou a São Paulo com seis anos de idade, naturalizando-se em 1945, ali vivendo até sua morte a 8 de fevereiro de 1997) e corintiano de predestinação, um dos presidentes mais vitoriosos do Sport Club Corinthians Paulista.

Tido por folclórico por suas frases; na verdade, à medida que o tempo passa, revela-se, por elas, um verdadeiro profeta.

"Agradeço à Antárctica pelas Brahma que nos mandaram", disse uma vez, em uma época em que eram duas empresas distintas e concorrentes renhidas. Antecipou em décadas a fusão das duas na AmBev, em 1999, dois anos depois do falecimento do eterno Matheus - posteriormente a gigante seria incorporada na multinacional belga InBev.

"Jogador de futebol tem que ser completo como um pato, que é um animal gramático e aquático." Em 2013, Alexandre Pato, com a camisa do Timão, marca um gol no empate contra o Atlético-PR, sob chuva torrencial. (Verdade que não se consta que o ex-genro de Berlusconi tenha uma verve pasqualina, mas, como dizem os americanos: close enough.)

"Quem sai na chuva é pra se queimar", já avisava, décadas antes da consciência ambiental a respeito da chuva ácida se fazer presente na ordem do dia.


Nenhum comentário: