quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Armas impressas, um não problema? Minhas cordiais discordâncias a Carlos Cardoso.

Em seu blogue no Meio Bit, Carlos Cardoso faz uma interessante provocação a respeito de armas impressas: elas não são mais perigosas do que as produzidas artesanalmente ou mesmo uma faca.

Os pontos que Cardoso levanta são bem pensados e merecem uma reflexão cuidadosa. De todo modo, eu discordo da conclusão de que a tecnologia de impressão 3D não represente um problema na questão de acesso a armas de fogo de alto poder. Essa conclusão até é válida, mas possivelmente dentro de uma janela de tempo muito limitada.

O potencial de armas de fogo em impressoras 3D é palpável para um futuro próximo. Só porque *hoje* ainda são caras e não são muito resistentes não é motivo para se acreditar que será assim para sempre ou mesmo por muito tempo. Na verdade o que inúmeras tecnologias no ensinam é que elas podem ficar rapidamente acessíveis e confiáveis. Fazer armas caseiras requer uma habilidade maior do que baixar templates e clicar em print: você precisa de, no mínimo, um torno mecânico ou macgyverismo nível 2 para criar uma usando tubos metálicos ou bambus.

Não é nada trivial fazer um cano de alma raiada para um fuzil. Com uma impressora 3D isso não requer prática nem habilidade.

Armas impressas, em resina plástica, ainda podem se tornar virtualmente indetectáveis por processos normalmente utilizados - como detetores de metais em portas giratórias.

Você tentar contrabandear armas é possível e hoje muitos o fazem. Mas elas podem ser detetadas em uma fiscalização aduaneira ou barreiras policiais. O controle sobre download de templates (operação que é necessária uma única vez) e impressão caseira é muito menor (mesmo com Mr. Obama e NSA se esforçando).

Sim, é possível imprimir uma faca. Na verdade você pode comprar várias em qualquer loja sem nenhuma fiscalização. Sim, facas podem ser usadas para matar. Mas o potencial letal de uma arma de fogo é muito maior e o potencial de defesa contra elas é muito menor. (Por isso que a maioria dos bandidos preferem armas de fogo em vez de facas. Por isso armas de fogo tendem a ser mais fortemente reguladas do que armas brancas.)

Livrar-se de uma arma de fogo tradicional ou improvisada é mais problemática do que livrar-se de uma arma impressa. Você pode jogar fora, mas ela não desaparece no ambiente. Precisaria de um alto forno para derreter o metal. Uma arma plástica pode ser destruída sem vestígios com fontes de calor ao alcance de qualquer pessoa.

Em um futuro próximo poderá ser mais barato imprimir uma arma plástica confiável e customizada em casa. E poderá ser mais seguro do que depender de traficantes de armas - você não terá testemunha de aquisição de armas, você não terá um cara que pode te matar se você não tiver dinheiro. Mesmo que Mr.Obama consiga controlar a venda de rifles, eles poderão ser produzidos em casa.

Via Luís Brudna no Facebook.

Nenhum comentário: