quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Preta Gil, C&A, Photoshop: com desenho pra entender que está tudo normal

Causou celeuma semana passada algumas fotografias de divulgação de uma coleção de moda voltada para o público com sobrepeso estrelada por Preta Gil.

Particularmente uma das fotografias foi interpretada como, por uso inábil de edição por Photoshop, tendo deformado o corpo da artista: "sumiram com o ombro esquerdo", diziam uns; "cadê o pescoço?", perguntavam-se outros.

Abaixo faço uma análise gráfica da fotografia criticada.


O ombro está no lugar, apenas parcialmente oculto sob a cabeleira - que segue o contorno natural do corpo.

O interessante é que cada um viu de um jeito. Para uns, os ombros ficaram muito em cima, para outros, muito embaixo:

"O photoshop dessa foi muito grande, ela tá parecendo um monstro com os ombros lá em cima."

"Manda embora o cara do photoshop. O cara entortou os peitos, colocou o trapézio do Stallone, desceu os ombros lá embaixo, o da direita tá tortão, tem um recorte visível embaixo do braço direito dela. E essa sombra tosca? Ela tá parecendo o Hulk da seleção."

A camiseta preta e a luz chapada - e possivelmente acentuada pela edição de cor da fotografia - faz perder um tanto a noção de volume (sim, isso é um truque para deixar pessoas gordas menos volumosas em fotos - mas há outras fotos com ângulos laterais em que tal truque não tem muita razão de ser para esse fim). Como consequência, muitos interpretam erradamente a postura do corpo da modelo. Os peitos não foram entortados na edição da fotografia, eles não estão alinhados porque a porção esquerda do tronco está ligeiramente mais projetado para a frente - Preta Gil está com o corpo um pouco girado para a direita. Seus ombros estão levantados - não pelo Photoshop, mas por ela mesma, que os ergueu de modo que suas mãos entrassem (parcialmente) nos bolsos (daí as clavículas em posição em V).

2 comentários:

André disse...

Fotos de estúdio sempre tem photoshop, seja para correção de textura, brilho ou luz. Basta o estúdio publicar a foto original que acaba a polêmica.

none disse...

Salve, André,

Acho que nem a C&A, nem o estúdio, nem a Preta Gil estão nem aí pra polêmica. No que acho que fazem bem.

Valeu pela visita e comentário.

[]s,

Roberto Takata