quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Murphy é lei, Murphy é rei

Uma pequena coleção de leis, efeitos e fenômenos que apoiam a Lei de Murphy.
  1. Efeito bola de neve: Processo que, iniciado de um estado inicial sem relevância, por autoalimentação, torna-se cada vez maior com consequências potencialmente desastrosas.
  2. Efeito borboleta: Dependência sensível às condições iniciais de sistemas determinísticos não-lineares em que uma pequena alteração em um ponto do processo pode levar a grandes diferenças em um ponto posterior.
  3. Paradoxo de Braess: A adição de capacidade extra a uma rede em que as entidades escolhem egoisticamente suas próprias rotas pode levar à redução do desempenho geral do sistema.
  4. Efeito bumerangue: "Tentativas de restringir a liberdade das pessoas frequentemente produzem um efeito bumerangue de anticonformidade.
  5. Lei de Campbell: "Quanto mais um indicador social quantitativo é usado para tomada de decisões sociais, mais é sujeito à pressões corruptivas e mais capaz de ser distorcido e corrompido por pressões sociais que se pretende que monitore" variação da lei de Goodhart** 
  6. Efeito cobra: piora na situação decorrente de medidas implementadas para resolver o problema.**
  7. Falha em cascata: condição de um sistema de elementos interconectados em que a falha em uma parte pode levar a falhas nas partes subsequentes.
  8. Maldição do conhecimento: pessoas mais bem informadas consideram extremamente difícil pensar nos problemas do ponto de vista de pessoas menos bem informadas.
  9. Lei das consequências imprevistas: uma intervenção em um sistema complexo sempre produz consequências não previstas e frequentemente indesejáveis.
  10. Lei de Danth (ou lei de Parker): "Se você tem que insistir em que você ganhou uma discussão na internet, então provavelmente você perdeu feio."
  11. Efeito Dunning–Kruger: Inabilidade metacognitiva que leva a pessoas inábeis a sofrerem de superioridade ilusória, classificando sua habilidade como muito maior do que a média.
  12. Paradoxo do enriquecimento: O aumento súbito de recursos disponíveis para as presas pode levar à sua extinção, por levar, em um primeiro momento, ao aumento de sua população, induzindo o aumento descontrolado da população de predadores, que poderão predar as presas até sua extinção. 
  13. Síndrome do estudante: as pessoas começarão a se dedicar totalmente a uma tarefa no último instante antes do tempo limite.
  14. Lei da Exclamação: Quanto mais pontos de exclamação em um email (ou outra postagem), maior a probabilidade de ser uma completa mentira. Também se aplica para o uso excessivo de letras maiúsculas.
  15. Lei de Finagle: "Tudo o que pode dar errado dará - no pior momento possível."
  16. Lei de Goodhart: "Quando uma medição se torna uma meta, ela deixa de ser uma boa medição."*
  17. Navalha de Hanlon: "Nunca atribua à malícia o que pode ser perfeitamente explicado pela estupidez."
  18. Lei de Hofstadter: "Sempre se leva mais tempo do que o esperado, mesmo quando se leva em conta a lei de Hofstadter."
  19. Paradoxo de Jevons: tecnologia que aumenta a eficiência do uso de um recurso tende a aumentar a taxa de consumo desse recurso.
  20. Posição de Lewis-Mogridge: Quanto mais ruas e estradas são construídas, mas tráfico há para preenchê-las. 
  21. Falácia lúdica: Abuso de modelos baseados em jogos para descrever situações da vida real.
  22. Efeito onda: uma perturbação inicial no sistema se expande para setores cada vez mais externos.
  23. Corolário de O'Toole (à lei de Fineagle): "A perversidade do Universo tende ao máximo."
  24. Lei de Parkinson: "O trabalho aumenta até preencher todo o tempo disponível para sua realização."
  25. Princípio de Peter: "Funcionários tendem a ser promovidos até seu nível de incompetência."
  26. Lei de Poe: sem uma indicação explícita de que se trata de uma peça humorística, é impossível de se criar uma paródia de fundamentalismo ou extremismo sem que alguém a tome a sério.
  27. Lei de Pommer: "Uma pessoa pode mudar de ideia através de informação disponível na internet. A natureza da mudança é de não ter nenhuma opinião para ter uma opinião errada."
  28. Déformation profissionnelle: tendência de se analisar uma situação a partir da própria especialidade em vez de a partir de um ponto de vista mais amplo.
  29. Lei de Putt: "A tecnologia é dominada por dois tipos de pessoas: as que compreendem aquilo que elas não gerenciam e as que gerenciam aquilo que elas não compreendem."
  30. Primeiro corolário da lei de Putt: "Toda hierarquia técnica, no tempo, desenvolve uma inversão de competência."
  31. Paradoxo da relevância: Falha de tentativas de se obter informações relevantes para uma decisão porque, no processo de eliminar informações tidas por distraidoras e desnecessárias, pode tambéml eliminar informações que, na realidade, são cruciais.
  32. Efeito Snackwell: uma pessoa em dieta consumirá mais em biscoitos dietéticos do que o equivalente calórico que comeria em biscoitos normais fora da dieta.
  33. Lei de Skitt: qualquer postagem corrigindo erros de outra postagem conterá, ela mesma, pelo menos um erro.
  34. Lei de Sturgeon: "90% de qualquer coisa é uma m*rda."

*Upideite(24/mai/2015): adido a esta data.
**Upideite(04/abr/2017): adido a esta data.

2 comentários:

André disse...

Experimento que comprova a Lei de Murphy:
Pegue um punhado de jabuticabas, a penúltima que você chupar sempre será a melhor, mais doce, mais saborosa de todas e a última sempre será a pior, mais azeda e de gosto ruim de todas, independente da quantidade e procedência das jabuticabas.

none disse...

Podemos chamar de Corolário André da Lei de Murphy aplicada à Jabuticabas.

[]s,

Roberto Takata